13/09/22-
Serão quatro dias repletos de pratos típicos da Gândara, onde a arte não deixará de estar presente…
Em entrevista ao Jornal Mira Online, o Vereador Bruno Alcaide confidenciou estar “com grande expectativa” no que se refere à “23ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara” que acontecerá entre os dias 15 e 18 deste mês, na Praia de Mira.
Estando tudo no bom caminho no que se refere à instalação do espaço e à organização do certame propiamente dita, Bruno Alcaide destaca a Mostra como um evento que tem como “grande propósito, a divulgação da nossa carta gastronómica com sabores maravilhosos vindos, por exemplo, da sardinha na telha, do sarrabulho, dos rojões, dentre outros pratos deliciosos, sem esquecermo-nos das sobremesas que são o deleite de quem aprecia a qualidade com que serão confecionadas por oito tasquinhas muito bem apetrechadas!”
A “preservação da riqueza cultural gandaresa” também faz parte da ementa de uma Mostra que tem início na quinta-feira pelas 18:30 horas, quando será declarada oficialmente aberta “até à última pessoa a sair da mesa no jantar do Domingo”. Talhada para aguçar o paladar de quem a escolhe como local de alimentação e confraternização durante os quatro dias, a Mostra tem na sua componente cultural um outro grande momento que conjuga-se na perfeição com o espírito do evento… afinal, se os pratos deliciosos alimentam o corpo, a arte acaba, também ela, por alimentar a alma de quem tem uma esplendorosa Barrinha ali mesmo ao lado para apreciar!
Os novíssimos Sons na Barca serão a novidade deste ano de 2022. Ali, numa barca na Barrinha, virada para o recinto da Mostra, nomes como Maurício Távora, Tomás Pauseiro, David Cardoso e Nuno Cipriano desfilarão as suas qualidades musicais (que são muitas!) no lusco-fusco numa sintonia arte-natureza de beleza ímpar. Mas, há mais: a Arte itinerante, onde o Sarr´a velha e o Encantos irão de encontro aos visitantes, para além do palco localizado junto à Barrinha receber, como é hábito, artistas como Estudantina, Da Cruz One Man Band, A Chiclateira, Picadinhos da Concertina, Fora da Caixa e Grupo Folclórico do Poço da Cruz. Quatro noites perfeitas de degustação e sons, esperam por mirenses e visitantes, seguramente!
Por fim, outra novidade: Para além de dezoito artesãos que irão expôr os seus trabalhos diferenciados, também haverá a presença da Região Vitivinícola da Bairrada, que inaugurará a sua presença na Mostra.
Bruno Alcaide explica o convite endereçado à RVB com “a vontade de unirmo-nos devido à uma componente sócio-cultural muito forte entre a Gândara e a Bairrada… pensamos que faz todo o sentido esta comunhão de ideias, sentimentos e desejos de proximidade”, encerrou.
Jornal Mira Online