João Maduro, Comandante dos BV Mira, chama a atenção “de todos para as condições climatéricas e suas consequências”
“Estes são dias de exceção” começa por dizer João Maduro à reportagem do Jornal Mira Online sobre o período que Portugal está a passar no que se refere ao calor excessivo que já chegou e promete continuar.
O experiente bombeiro chama a atenção para “as condições de dificuldade que temperaturas da ordem dos 35 a 40º C acarretam, para todos, bombeiros incluídos!”. Se estão a existir “reforços dos piquetes” também não deixa de ser verdade que “nenhum de nós pode ter comportamentos de risco no atual momento, dado que é tudo bastante imprevisível e, de um momento para o outro, as condições podem favorecer a que o mínimo erro cause situações bastante preocupantes…”.
Ter um “especial cuidado com a hidratação, principalmente das grupos mais vulneráveis – crianças e idosos – é fundamental para que não seja necessário ir às urgências dos hospitais, podendo agravar ainda mais os serviços daquelas unidades”.
Continuando a sua intervenção, João Maduro exemplifica um motivo que considera crucial para que as medidas de precaução individuais sejam ainda mais apertadas: “nesta altura, as temperaturas poderão subir mais 20º C no litoral… isso indica que a humidade é baixíssima e continuará a ser demaisado baixa, também durante a noite – na ordem de 20 a 30%, quando o normal seria entre 75 e 80% – o que contribui de forma decisiva para que os materiais inflamáveis continuem a estar extremamente expostos ao perigo de incêndio”.
Deixando bastante claro que “as ações de vigilância das autoridades estão e continuarão a ser na ordem de 24 horas por dia” o Comandante encerra ao reiterar “mais uma vez, que toda a população esteja atenta aos seus atos, não facilitando em nada, para podermos ultrapassar esta fase crítica sem problemas de maior… todos, em conjunto, podemos – e devemos – elevar ao máximo a nossa vigilância!”
Jornal MIra Online