No dia 21 de Setembro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV) promoveu um almoço de confraternização e mostrou a nova auto-escada da corporação.
Na iniciativa que procurou ser uma forma de reconhecimento do esforço feito pelos operacionais que integraram o dispositivo de combate a incêndios florestais de 2014, o presidente da direção, Manuel Girão, referiu: “Esta é uma iniciativa que deixou de se realizar e que a atual direção está empenhada em recuperar”.
Ao destacar que estes “são momentos que pretendem reforçar a amizade e o companheirismo”, o dirigente aproveitou ainda para dar resposta ao pedido feito pelo Comandante dos Bombeiros e oferecer um computador portátil para a 4ª secção de Arazede, desejando “as maiores felicidades para os novos desafios profissionais do comandante Paulo Teixeira”.
Presente no momento de convívio, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, congratulou-se pelo “percurso de rigor que a atual direção está a levar a efeito” e sublinhou: “É um orgulho o concelho poder contar com um corpo de bombeiros muito motivado e sempre disponível para ajudar”.
Na ocasião, o edil fez ainda questão de elogiar “a ação da direção pela forma como tem renovado e recuperado o parque de viaturas” e, sem querer entrar em grandes detalhes, revelou: “Está em desenvolvimento um projeto municipal inovador na área da proteção civil e que pode vir também a servir os Bombeiros Voluntários”.
A tarde de convívio ficou ainda marcada pela apresentação da nova autoescada da corporação, tendo o Presidente da Câmara e o presidente da direção da AHBVMV participado na demonstração do funcionamento do equipamento.
De acordo com as explicações de Manuel Girão, a nova auto-escada “tem mais mobilidade para os centros históricos, tem a montagem do cesto automaticamente e é um veículo com tecnologia mais moderna”.
“A anterior auto-escada tinha cerca 37 anos e precisava de cinco bombeiros para a tornar operacional; esta precisa apenas de três bombeiros para ser utilizada e tem cerca de 18 anos”, avançou o dirigente, justificando assim a boa oportunidade de negócio.
Em preparação estão outras ações que vão permitir continuar a remodelar os equipamentos e, no final do almoço de convívio, foram também avançados alguns dados financeiros que mostram a viabilidade financeira da instituição.
A gestão cuidadosa e uma maior operacionalidade são alguns fatores apontados pela atual direção da AHBVMV que contribuíram para a mudança dos resultados líquidos negativos em 2012 para uma situação atual de resultados positivos (valor estimado).