Sob o signo do equilíbrio e da sustentabilidade, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho assinalou, ao longo do fim-de-semana de 21 e 22 de Fevereiro, o 83º aniversário.
No domingo, a sessão solene foi um dos pontos altos das comemorações e o presidente da Câmara, Emílio Torrão, elogiou o trabalho e o esforço que têm sido desenvolvidos e deixou palavras de homenagem “às mulheres que há alguns anos tiveram a coragem de quebrar as regras e ingressar na corporação, nomeadamente a presidente da Assembleia-geral da AHBVMMV, Ana Galvão ”, e desejou que “mais possam fazer parte do corpo de Bombeiros, enriquecendo-o”.
Ao destacar “a grande referência de comando”, o autarca montemorense deixou ainda um elogio público à sincera dedicação e “à atuação imaculada e inexcedível de Licínio Serrano, Comandante em Regime de Substituição do Corpo de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho”.
No momento, Emílio Torrão reforçou que o atual executivo “elegeu a Proteção Civil como uma das suas prioridades” e, aludindo a algumas das medidas que estão em desenvolvimento, sublinhou: “Estamos a construir o verdadeiro edifício da Proteção Civil em Montemor-o-Velho e queremos que seja um exemplo para o resto do país”.
Na participada comemoração que contou com a presença de muito público e entidades, o presidente da AHBVMMV, Manuel Girão, dirigindo-se ao Presidente da Câmara, referiu: “ o Corpo de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho é o exército da sua Proteção Civil Municipal e pode contar sempre com os seus Bombeiros Voluntários, e eu tenho a certeza, que os seus Bombeiros Voluntários também podem contar sempre consigo”.
O dirigente aproveitou o momento para deixar agradecimentos, lembrar o trabalho desenvolvido e destacar: “A Associação de Bombeiros vive hoje uma situação de estabilidade e também de sustentabilidade. Hoje é uma Associação mais moderna, mais organizada e estruturada. Conseguimos, com muito esforço, com muita dedicação, com muito trabalho e também com muito sacrifício, ultrapassar os maus tempos que foram vividos nestes últimos anos”.
“Os veículos e os equipamentos hoje inaugurados representam um investimento na ordem dos 40 mil euros, sem qualquer apoio externo. Este investimento só foi possível graças a um controlo rigoroso de custos, à nossa credibilidade junto dos nossos fornecedores e à nossa capacidade negocial, que nos permitiu obter prazos alargados de pagamentos”, asseverou.
Manuel Girão referia-se ao veículo florestal de combate a incêndios (VFCI), à autogrua, ao veículo escada de 24 metros e à motobomba de grande débito, benzidas antes da sessão solene.
No momento de festa procedeu-se ainda à assinatura dos protocolos com as Juntas de Freguesias do concelho, com a empresa PERÓNEO – Centro Terapêutico e do acordo de geminação entre a AHBVMMV e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.
A comemoração do 83º aniversário começou, no início do mês, com um ciclo de teatro oferecido pelo CITEC (Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho) com a peça ‘Farsantes e Fingidores’.
Nos dias 21 (dia do aniversário) e 22 os festejos reuniram a corporação, a população e entidades em diversos momentos que marcaram a efeméride.
A exposição de Equipamentos e Viaturas do Corpo de Bombeiros, na Praça da República, o jantar convívio de aniversário, a romagem aos cemitérios (Montemor-o-Velho, Ereira, Casal do Raposo e Arazede), a missa de Acão de Graças na Igreja dos Anjos e o desfile apeado e motorizado foram alguns do momentos do programa de aniversário.
No dia 29, entre as 9:30 e as 17:30 horas, o workshop dedicado à temática “Primeiros Socorros Pediátricos” finaliza a programação de aniversário.