Bombeiros de Mira: Justa homenagem em dia de aniversário!

Foi um dia repleto de atividades e com emoções à flor da pele…

35º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Mira foi celebrado desde o período da manhã até ao fim da tarde deste Domingo e atraiu a atenção de muitos cidadãos que assistiram à entregas de divisas e medalhas, para além de um desfile de veículos utilizados atualmente por aquela organização.

Com muitas emoções à mistura, a parte da manhã foi preenchida pelo hastear das bandeiras, a inauguração de um monumento em homenagem aos que já partiram e que, de alguma forma, contribuíram para o nascimento e o crescimento da instituição ao logo dos anos, e também com uma missa solene na Igreja Matriz de Mira.

Na parte da tarde, para além da entrega de divisas e medalhas e do desfile já referidos, aconteceram a benção a uma nova ambulância discursos das diversas entidades convidadas, no salão dos BVM. Como ponto de referência em todos eles – e não podia ser diferente – ressaltou-se a abnegação e a entrega absoluta a uma causa que a todos os cidadãos diz respeito.

Não podia ser diferente pelo facto de que os Bombeiros deste país são parte preponderante – diríamos mesmo, vital – da Proteção Civil. Sem estes valorosos soldados da paz, o que se mostra complexo ano após ano em matéria de incêndios florestais, por exemplo… seria o caos!

Não podia ser diferente porque o voluntariado, incluindo o dos Bombeiros, faz a diferença em todas as áreas em que se encontra, substituindo o Estado, tantas e tantas vezes.

Quem será capaz de criticar, simplesmente por criticar, toda esta gente que dá o melhor de si, deixando para trás as suas próprias famílias, indo para Concelhos longínquos – como é o caso atual – para socorrer vidas e bens de pessoas que nem sequer conhecem? Quem o faz merece mais que o reconhecimento: merece respeito, acima de tudo. Merece agradecimento. Merece o carinho das suas gentes!

O que ontem aconteceu em Mira, foi mais que um mero ato protocolorar, mais que um simples assinalar de aniversário ou jogos de palavras bonitas que, tantas vezes, o vento leva embora…

O que ontem aconteceu foi homenagear a primeira Direção dos BVM – sinal de respeito pelo passado – e lembrar a todos que o futuro já agora começou. Nada, nem ninguém, pode escamotear o valor devido por toda a sociedade a um grupo de pessoas muito bem intencionadas que há 35 anos arriscam a vida, constroem pontes entre a entidade e a sociedade, protegem os seus concidadãos e os outros e sofrem – porque são humanos – como todos nós…

Parabéns aos Bombeiros, aos dirigentes e a todos os que trabalham neste quartel. Trinta e cinco anos pode não ser muito tempo, mas neles estão gravadas muitíssimas memórias – boas e menos boas – que jamais devem ser esquecidas…

Francisco Ferra