Bombeiros de Cantanhede fazem parto em ambulância

Chama-se Vicente e é de Calvão, Vagos, o bebé que nasceu ontem numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, durante o transporte da mãe para a Maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.

Segundo filho de Luísa Mota, de 32 anos, o pequeno Vicente nasceu às 09H13, com 38 semanas de gestação, saudável, e tão cedo não será esquecido pela equipa que acompanhou o parto.

Ao que tudo indica, os pais do menino seguiam de carro para a maternidade. Ao aproximarem-se de Cantanhede decidiram pedir ajuda no quartel dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

Estando a parturiente em avançado trabalho de parto, foi rapidamente transferida para uma ambulância de socorro para ser transportada para a Maternidade Daniel de Matos. Mas o pequeno Vicente não se fez esperar e decidiu vir ao mundo pouco depois de iniciada a viagem, na EN234-1, antes dos semáforos da Pena.

A equipa da SIV também esteve no local a acompanhar o parto.

“Foi tudo muito rápido. O bebé nasceu logo depois de rebentarem as águas, sem necessidade de qualquer intervenção”, conta a bombeira Suzana Silva que, apesar de ter vários anos de serviço na corporação de Cantanhede, até ao momento não tinha acompanhado nenhum parto.

“Acho que estava mais nervosa do que a mãe”, confessa.

Mãe e bebé foram encaminhados para a Maternidade Daniel de Matos e encontram-se bem.

FOTO: Equipa dos Bombeiros de Cantanhede e tripulação da SIV de Cantanhede que auxiliaram no nascimento do pequeno Vicente