Luís Sousa, de 30 anos, e Sara Gomes, de 20, ajudaram, na madrugada desta quarta-feira, Maria Clara a nascer.
Tudo começou com uma chamada via CODU às 2.20 horas a dar conta de uma mulher em situação de “parto iminente”, na freguesia de Bastuço São João, em Barcelos.
Chegados ao local, os dois operacionais, ele com 14 anos de experiência na corporação de Barcelinhos, e ela com quatro, depararam-se com uma parturiente de 23 anos com contrações de “meio em meio minuto”.
“Quando lá chegámos, soubemos que a equipa da VMER também se estava a dirigir para o local. Já lá, o médico fez a avaliação da vítima e iniciámos o transporte para o hospital”, explicou Luís Sousa.
Contudo, Maria Clara estava com pressa. A ambulância ainda andou alguns quilómetros, mas não tardou a ser forçada a parar. A bebé nasceu no interior da ambulância, já na freguesia de São Julião dos Passos, Braga. O relógio indicava 3 da manhã.
“Tudo correu bem”, acrescentou o parteiro de ocasião. Mãe e filha deram entrada no Hospital de Braga e estão bem de saúde. Esta foi a terceira filha do casal do Bastuço São João.
Já em 2007, Luís Sousa, pouco depois de a maternidade de Barcelos ter encerrado, tinha feito um parto na freguesia de Gilmonde, mas esta quarta-feira de madrugada tinha ao lado uma colega estreante. “Sabia mais um menos o que é um parto, mas nunca tinha visto. Foi um momento de alegria, gostei de ter estado presente e de tudo ter corrido bem”, contou Sara Gomes.
Este foi o primeiro parto em ambulâncias no concelho de Barcelos este ano.
Fonte e Foto: JN