João Maduro, sub-comandante dos Bombeiros Voluntários de Mira esteve a atuar nos incêndios que deflagraram na tarde de Domingo.
Mais de 100 operacionais, com a colaboração de 2 helicópteros e 3 aviões pesados estiveram mobilizados em Ribeira da Mata, na Freguesia de Figueiró do Campo. Dentre eles, esteve um elemento dos BVM, o sub-comandante da Corporação, João Maduro.
Sua função foi a de coordenar os meios aéreos disponíveis no combate aos fogos e que atuaram diretamente em um dos três incêndios e que aconteceram… “praticamente em simultâneo”.
Dois destes incêndios foram rapidamente debelados no terreno numa fase ainda inicial, tendo um terceiro, obrigado à mobilização de meios suficientes para que não se alastrasse com rapidez.
O fogos decorreram em uma zona florestal.
Entretanto, na manhã desta segunda-feira, os BVM também foram mobilizados para um incêndio na localidade de Ervedal, Freguesia de Quiaios. Entretanto, todos os meios necessários foram desmoblizados rapidamente (incluindo dois helicópteros que vieram de Pombal e Cernache), pois tratava-se de uma queimada, que é completamente proibida por esta altura).
Os Bombeiros solicitam às populações que não façam queimadas e que cumpram as determinações da Autoridade Nacional de Proteção Civil pois, tais atos podem gerar problemas de extrema gravidade, caso o fogo acabe por se alastrar… para além do elevado custo que uma ação destas acaba por gerar (a isto inclui o facto dos meios poderem ser necessários, efetivamente, em outros locais na mesma altura!).
Jornal Mira Online