BOMBARDEAMENTO DE AVIAÇÃO IRAQUIANA MATA 33

Pelo menos 33 pessoas morreram, a maioria membros do Exército, e 46 ficaram feridas, esta sexta-feira, em bombardeamentos da aviação iraquiana contra mesquitas das cidades de Biyi e Tikrit, no norte de Bagdade.

Fonte da segurança iraquiana adiantou que o ataque mais mortífero aconteceu na mesquita de Al Fatah, em Biyi, 40 quilómetros a norte de Tikrit, que provocou 30 mortos e 40 feridos.

O segundo ataque foi lançado contra a grande mesquita de Tikrit, capital provincial de Saladino e a 160 quilómetros a norte de Bagdade, que causou três mortos e seis feridos.

Em ambas as mesquitas estavam dezenas de membros do exército iraquiano, que tinham sido detidos pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

A mesma fonte explicou que os rebeldes cercaram os soldados nessas mesquitas para que expressassem arrependimento por pertencerem a forças do governo, consideradas “infiéis” pelos jihadistas sunitas.

O primeiro-ministro iraquiano, Nuri Al Maliki, visitou a cidade de Samarra, também na província de Saladino, para realizar várias reuniões destinadas a restabelecer a segurança na área, segundo informou a televisão estatal Al Iraqiya.

IRAQUE