Boas recordações e honrosas homenagens…

A manhã de Domingo ficou marcada pelas homenagens a Altino Domingues Cruz e Mário Miranda de Almeida, dois nomes incontornáveis da história das suas Freguesias e do Concelho de Cantanhede.

É nos centros Vilamar e de Corticeiro de Cima que estão, agora, posterizados os nomes dos fundadores daquelas Freguesias, em duas belíssimas obras de arte, construídas por Alves André, nome importante da escultura local, regional e nacional.

Tendo em comum a paixão pelas suas terras, o empreendedorismo e uma inesgotável força que move aqueles que ousam querer construir algo, Altino Domingues Cruz e Mário Miranda de Almeida foram recordados por Egídio Patrão, atual Presidente da União de Freguesias, por Helena Teodósio, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e por suas filhas, que deram o testemunho do orgulho que cada uma das suas famílias sentiu pelas “merecidas homenagens”.

Enquanto o primeiro “começou a trabalhar no setor da ourivesaria, inicialmente com uma pequena oficina de produção de peças de ouro e joalharia, tendo expandido fortemente a sua atividade na comercialização de produtos nessa área”o segundo “iniciou a sua atividade empresarial em 1970, ao mesmo tempo em que se envolveu ativamente na vida coletiva da sua comunidade e do Concelho com uma intervenção que veio a ter também assinalável expressão política”. Ali, foi recordado que ambos deram “muito de si” mesmo com “grande custo pessoal e familiar” como foi dito, em prol das suas comunidades.

Ficaram os atos, as lembranças e as homenagens que “infelizmente, não foi possível acontecer em vida” como foi dito em ambos os cenários. As populações de Vilamar e Corticeiro de Cima, principalmente os que mais diretamente testemunharam as atuações daqueles autarcas, estarão sempre agradecidas pelas intervenções que cada um deles teve no sentido de criar e fazer engrandecer as suas Freguesias.

Mas, acima de tudo, fica a certeza para as suas esposas, filhos, netos e demais familiares que, tanto um como o outro, ajudaram a fazer de cada uma das localidades, um lugar bonito e digno de se viver… e, esta marca está gravada para sempre nos seus – orgulhosos – corações!

Jornal Mira Online

This slideshow requires JavaScript.