O bispo auxiliar do Porto, Vitorino Soares, preside a Peregrinação Internacional Aniversária de Julho, que tem início hoje à noite e é a segunda do ano com a presença de peregrinos desde que surgiu a pandemia de covid-19.
Segundo o Santuário de Fátima, o programa da peregrinação de Julho – que celebra a terceira “aparição” de Nossa Senhora na Cova da Iria – mantém o formato de maio e de Junho.
Esta peregrinação “tem por base a narrativa contada por Lúcia a partir do diálogo com Nossa Senhora e, nela, há quatro momentos principais”, explica.
Esses momentos são “o pedido de Nossa Senhora de voltarem, no dia 13 seguinte, a insistência na oração do terço, para o abrandamento da guerra, os pedidos da Lúcia para a cura de algumas pessoas próximas e a promessa de Nossa Senhora de fazer um milagre, em outubro, para que todos acreditassem”, acrescenta.
A peregrinação começa às 21:30 de hoje, com a oração do terço, seguindo-se a procissão das velas e a celebração da palavra, no altar do recinto.
Na segunda-feira, às 09:00, reza-se o terço e, de seguida, realiza-se a missa internacional, no recinto de oração, com a bênção dos doentes. A peregrinação termina com a procissão do adeus.
Lusa