Biblioteca regressa ao Rovisco Pais após pausa devido à pandemia

O Centro de Medicina de Reabilitação do centro – Rovisco Pais desenvolve em parceria com o Município de Cantanhede através da Biblioteca Municipal desde julho de 2007, um projeto de leitura em âmbito hospitalar denominado Leitura Solidárias – A Biblioteca no Hospital tendo sido interrompido devido à pandemia do COVID-19.

O projeto resultou de um convite feito à biblioteca pelo CMRRC-RP e consiste na realização de uma visita semanal ao Centro de Medicina Física de Reabilitação do Centro, na Tocha. Deste modo a Biblioteca Municipal de Cantanhede visita semanalmente o CMRRC-RP (passará a acontecer à segunda-feira).

O CMRRC-RP, disponibilizada uma sala para o efeito, estando esta apetrechada com uma secretária, duas cadeiras e com três estantes, onde se acondicionam os materiais para empréstimo. Semanalmente, duas técnicas da biblioteca responsáveis pela atividade deslocam-se à instituição, procedendo à abertura da sala, fazendo aí o contacto com os utentes, seus familiares e com os profissionais da instituição. Na sala da biblioteca encontram-se disponíveis, para empréstimo domiciliário cerca de 300 livros, infantis, juvenis e de adultos. Para além destes, podem ser requisitados filmes de DVD, dois jornais diários (generalista e desportivo) e uma revista semanal. Os documentos deste polo da BMC destinam-se a ser consultados no local ou emprestados aos utentes desta unidade hospitalar (internados ou em regime ambulatório), seus familiares e aos profissionais de saúde da instituição. Os documentos podem ser emprestados por uma semana, renovável por igual período de tempo.

Esta resposta do CMRRC-RP tem como objectivo proporcionar aos pacientes do Centro de Medicina de Reabilitação Física Rovisco Pais – Tocha, internados ou em regime de ambulatório, seus familiares e profissionais de saúde, um serviço de leitura gratuito orientado e adaptado ao seu nível cultural e à sua condição de saúde. Através da promoção de atividades de leitura em voz alta de textos em prosa e poesia e outras, em ambiente hospitalar,
incentivar a prática regular da leitura e tornar mais aprazível o período de internamento aos utentes da Instituição.

Este projecto tem como publico alvo os utentes do Centro de Medicina de Reabilitação Física do Centro Rovisco Pais, da Tocha, os seus familiares e os profissionais de saúde. Esta unidade de reabilitação física possui diversos alojamentos locais que disponibiliza para a instalação de familiares de utentes, que, devido à gravidade das lesões, aqui permanecem longos períodos de internamento.

O Centro de Reabilitação encontra-se a cerca de 3 quilómetros do centro da vila da Tocha; a 20 quilómetros de Cantanhede, sede do concelho e onde se encontra a Biblioteca Municipal. Estas distâncias, curtas para quem se movimenta com facilidade, impedem, no entanto, que os familiares dos utentes aqui internados se desloquem com frequência, condicionando a sua mobilidade física e social, confinando-os aos espaços do centro. A unidade da Tocha está vocacionada para receber e prestar cuidados de saúde a utentes portadores de lesões vertebrais e medulares e que se encontrem em reabilitação física por períodos que podem atingir os seis meses. Também se encontram aqui, em recuperação, doentes com patologias resultantes de acidentes vasculares cerebrais.