Biblioteca Municipal de Cantanhede promove sessão de leitura de textos no jardim

21.9.2023 –

No âmbito do projeto Tardes Comunitárias

Cerca de cinquenta pessoas participaram na sessão Encontro. Leitura de textos pelos participantes nas Tardes Comunitárias que se realizou a 20 de setembro, no jardim do Largo Conselheiro Ferreira Freire, em Cantanhede.

Integrada no projeto Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos, a iniciativa, contou, ainda, com as presenças do escritor e poeta António Canteiro e da poetisa Fátima Negrão.

Na sessão, a Biblioteca Municipal disponibilizou a cada participante uma brochura com as contribuições dos que aceitaram o desafio literário. No decurso do encontro foram lidos os trechos de todos os trabalhos apresentados, registando-se um ambiente intimista bastante agradável para todos os participantes.

António Canteiro, autor de um dos textos, elogiou a iniciativa literária, comparando-a a “uma primeira colheita, especial e única”, importantíssima para “despertar o público das Tardes Comunitárias para o fantástico exercício literário.”

A poetisa Fátima Negrão, autora do poema “A Paz”, que  também integra a brochura, felicitou os envolvidos no projeto, e considerou-o “o primeiro passo para cada um se aventurar e persistir na escrita.”

Recorde-se esta inicativa surge no âmbito da sessão “Vamos falar sobre escrita?”, que se realizou no passado dia 7 de junho e que contou com a presença de António Canteiro e Fátima Negrão. Durante a sessão, os oradores lançaram o desafio aos participantes das Tardes Comunitárias para produzirem um texto, em prosa ou poesia. O desafio foi prontamente aceite por 32 pessoas que ,com bastante empenho e dedicação elaboraram os seus trabalhos culminado com a sua apresentação nesta sessão.