Encontra-se patente ao público, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Anadia, a exposição de pintura “Jharna Kala”, da autoria do Mestre Sri Chinmoy, a qual poderá ser visitada até ao dia 31 de Agosto.
A mostra conta com mais de duas dezenas de quadros expostos e, através da sua arte, o artista aspira trazer a coexistência pacífica e a harmonia, ao observador e ao ambiente.
Sri Chinmoy nasceu a 27 de Agosto de 1931, em Shakpura, em Bengala Oriental, atual Bangladesh, tendo passado a maior parte da sua juventude numa comunidade espiritual no sul da Índia, onde assimilou as raízes da sabedoria oriental e ocidental, tendo desenvolvido a sua própria visão interior e dedicação por um mundo melhor.
Escritor, músico, artista e promotor da harmonia, Sri Chinmoy, mestre de Yoga, foi, por duas vezes, candidato a Prémio Nobel da Paz.
O artista é conhecido pela utilização não convencional de esponjas personalizadas e nos seus trabalhos gráficos exibe um traço e forma alargados do tipo plumado. Recorre ainda, frequentemente a marcadores para produzir os sempre alegres desenhos de pássaros, utilizando linhos do tipo Zen, elemento notável nos seus trabalhos.
De 1974 a 2007, Sri Chinmoy criou mais de 140 mil peças de arte mística abstrata, juntamente com quase 16 milhões de desenhos de pássaros simbolizando a liberdade da alma humana.