Todos sabemos: não é fácil prender a atenção de tantas crianças, mas o escritor Pedro Seromenho é um expert nesta árdua tarefa!
Escritor reconhecido pela qualidade de seus trabalhos que se destinam aos mais pequenos, este excelente ilustrador e contador de histórias participa, nesta terça-feira, em três sessões destinadas aos alunos do 1º ciclo (duas sessões pela manhã, na Biblioteca Municipal de Mira e uma sessão à tarde, na escola da Praia de Mira), onde interage, conta passagens das seus escritos e diverte, nada mais, nada menos que 348 crianças, as quais saem deliciadas pelo tempo partilhado com ele.
De sorriso fácil, palavra fácil e leitura fácil, Pedro Seromenho “cai facilmente nas graças” dos seu público, de tão tenra idade e também dos adultos que aproveitam para “viajar” pela imaginação do autor. Este é, sem sombra de dúvidas, um homem vocacionado e apaixonado pelo que faz, o que não só engrandece a sua obra, como também, a ele próprio.
É perceptível no seu contato, na sua forma de “trazer a criança” para a leitura, que Pedro Seromenho tem o dom de encantar sem precisar ser, ele mesmo, um personagem preparado para uma tarefa. O que ele faz na presença das crianças é, no fundo, mostrar o “seu” lado de criança, é ser genuíno, divertido e criativo o suficiente para partilhar com elas uma linguagem simples e perceptível.
Quem tem o prazer de estar numa sessão como esta só pode agradecer à Rede de Bibliotecas de Mira pela excelente escolha. É que, há homens que se diferenciam no seu ofício, e Pedro Seromenho é um deles…