Mais de sessenta pessoas assistiram no passado dia 8 de maio, à representação teatral “Salgueiro Maia – O Homem do Tanque da Liberdade”, que esteve a cargo do ator Diogo Carvalho. Além dos participantes habituais no projeto Tardes Comunitárias, assistiram ainda à sessão, doze utentes do Centro de Convívio Professora Maria Emília, de Vila Nova.
A peça teatral “Salgueiro Maia – o Homem do tanque da Liberdade” foi patrocinada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, S.A., em parceria com a editora Pato Lógico, que, desde 2016, desenvolve o projeto “Plano de Responsabilidade Social”, a partir da coleção dos livros “Grandes Vidas Portuguesas”, destinado a um público infantojuvenil, com o objetivo de divulgar a cultura Portuguesa e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita. Neste âmbito, Diogo Carvalho tem vindo a desenvolver oficinas em diversas escolas da região centro.
Este espetáculo de teatro é inspirado no livro com o mesmo nome, da autoria de José Jorge Letria, e foi adaptado e representado pelo ator Diogo Carvalho. A representação teatral conta a história de Fernando José Salgueiro Maia, conhecido por “capitão sem medo”, que comandou a coluna militar que saiu de Santarém e marchou sobre Lisboa, ocupando o Terreiro do Paço, no 25 de Abril de 1974 e que, mais tarde comandou o cerco ao Quartel do Carmo, que terminou com a rendição do Presidente do Conselho, Marcello Caetano e pôs fim à ditadura em Portugal.
Esta é a 2ª vez que Diogo Carvalho atua em Cantanhede, já que, em Janeiro deste ano, o ator representou na Biblioteca Municipal “Aníbal Milhais, um herói chamado milhões”.
Diogo Carvalho, é ator e monitor do Projeto de Responsabilidade Social da Imprensa Nacional Casa da Moeda, da Delegação da Região Centro – Coimbra. Natural de Coimbra, profissionalizou-se como ator no Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação, em 2013 e nos anos seguinte, frequentou vários cursos de Teatro. Frequenta o primeiro ano do Metrado em Estudos Artísticos, variante de Teatro e Estudos Teatrais e Performativos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Diogo Carvalho participou, até à data, em vários espetáculos de teatro, nomeadamente «O Despertar da Primavera», «Enquanto os Lobos Uivam», «A Sagração da Primavera» e «O Mistério de Belém». Desde 2017 que é professor e diretor artístico do curso de Teatro Musical na Dance N´Arts School, em Coimbra.