BES INFESTIMENTO (BESI) PRESTES A CAIR NAS MÃOS DOS CHINESES

Esta manhã o DN escreve que a venda do Banco Espírito Santo Investimento (BESI) pode estar prestes a concluir-se. Os compradores são os chineses da Haitong. De acordo com o jornal, o banco de investimento do Novo Banco está em negociações avançadas com o grupo chinês Haitong. Eduardo Stock da Cunha, presidente do Novo Banco, já terá dado luz verde a José Maria Ricciardi para encontrar um novo comprador para o banco que lidera.  Assim, o grupo chinês estará a aceitar algumas condições da operação, enquanto o presidente do BESI está a tentar negociar a sua manutenção na liderança do banco, escreve o Diário de Notícias.

O negócio com a Haitong International Securities Companhy Limited deverá rondar os 400 milhões de euros, sendo que o objetivo da empresa chinesa será o de entrar nos 16 mercados onde o banco de investimento nacional está presente, como Espanha, Reino Unido e Turquia.

Para o Novo Banco, e a concretizar-se este negócio, a venda permitirá encaixar um valor que permite reforçar a sua almofada financeira e despenalizar a venda do Novo Banco.