A equipa portuguesa recebe o Bayern Munique a partir das 19h45.
O Benfica procura esta quarta-feira chegar pela primeira vez às meias-finais da atual Liga dos Campeões de futebol, precisando de dar a volta a uma desvantagem de 1-0 frente ao Bayern Munique, que nunca perdeu com os ‘encarnados’.
Sem Jonas, castigado, e provavelmente sem Gaitán, que se mantém em dúvida para a partida, o bicampeão português vai tentar vencer pela primeira vez na sua história o conjunto bávaro, na segunda mão dos quartos de final.
Depois de Arturo Vidal ter dado vantagem ao Bayern na eliminatória, o Benfica terá de impor a quarta derrota em 44 jogos aos bávaros na temporada para ter hipóteses de seguir em frente, sendo que o campeão alemão apenas por quatro vezes ficou em branco.
No Benfica, Jonas, melhor marcador do campeonato e um dos líderes da corrida à ‘Bota de Ouro’, é ausência certa e Gaitán, que não treinou na terça-feira, pode falhar a partida, para a qual o treinador do Bayern, Pep Guardiola, não pode contar com Robben e com os centrais Boateng, Badstuber e Benatia.
Na sua história, o Benfica já conseguiu por cinco vezes ultrapassar eliminatórias europeias depois de perder fora por 1-0, cenário que acontece agora pela 12.ª vez, sendo que venceu 11 das 20 receções a clubes alemães, mas só três desses triunfos serviriam para eliminar o Bayern.
Os 6-0 ao Nuremberga, em 1961/62, rumo ao segundo título europeu – então Taça dos Campeões Europeus -, o 2-0 aos alemães de Leste do Worwarts, em 1970/71, e os mais recentes 4-0 ao Hertha Berlim, em 2008/09, valeriam, agora, o apuramento.
A história do Bayern frente a equipas lusas é francamente positiva, uma vez que nunca foi afastado numa eliminatória a duas mãos e apenas perdeu duas das 25 partidas com adversários lusos, ambas com o FC Porto, na final da Taça dos Campeões de 1986/87, por 2-1, e na época passada, nesta mesma fase, por 3-1 – venceu a segunda mão em casa por 6-1.
À mesma hora do Benfica-Bayern Munique, que terá casa cheia na Luz, o FC Barcelona procura manter a vantagem de 2-1 conseguida em casa frente ao Atlético de Madrid.
Na pior fase da temporada, com duas derrotas consecutivas no campeonato, os ‘blaugrana’ procuram fugir à ‘maldição’ dos campeões, que, desde que há Liga dos Campeões, nunca conseguiram defender um título.
Na terça-feira, o Real Madrid, com um ‘hat trick’ de Cristiano Ronaldo, venceu o Wolfsburgo por 3-0 e anulou a desvantagem de 2-0 da primeira mão, juntando-se nas meias-finais ao Manchester City, que recebeu e venceu o Paris Saint-Germain por 1-0, depois do 2-2 da primeira mão.
Fonte: sapo desporto