20.1.2024 –
Bem-estar subjetivo e longevidade saudável foi tema da segunda sessão na Biblioteca Municipal
Cerca de uma centena de pessoas esteve presente no passado dia 17 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede para a segunda parte da conferência subordinada ao tema Bem-estar subjetivo e longevidade saudável.
Promovida âmbito do projeto Tardes Comunitárias, a iniciativa contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, e à semelhança da ação que decoreu na semana transata, estiveram presentes as investigadoras Albertina Oliveira e Maria Manuela Alvarez.
Na sessão de abertura Pedro Cardoso aproveitou a ocasião para apresentar as convidadas, elogiando “o trabalho que tem vindo a ser realizado pelas professoras e investigadoras”, nomeadamente a sua “sólida preparação académica, profissional e humana”. Na sua intervenção, o responsável pelo pelouro da cultura aproveitou para destacar a importância da “realização de iniciativas que promovam o bem-estar humano, em qualquer das suas vertentes” e o reforço que as iniciativas das Tardes Comunitárias devem empreender, no sentido de “criar oportunidades, iniciativas e ações que permitam aos participantes deste projeto estratégias e ferramentas promotoras de uma vivência feliz e saudável”.
A sessão, que foi bastante animada e muito do agrado dos participantes, ficou enriquecida pelos vários testemunhos e experiências de vida marcantes de alguns dos participantes. Às questões colocadas pelos presentes, as investigadoras aproveitaram para partilharam alguns dos mais importantes aspetos relacionados com os seus estudos e vivências.
Albertina Oliveira é professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Século XX CEIS XX. Maria Manuela Alvarez é professora na Faculdade de Ciências da Vida, na área da Antropologia Biológica e Investigadora do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, CIAS.