A polícia de Antuérpia divulgou que o homem detido num cais do porto da cidade, após ter tentado atropelar peões numa rua comercial, tinha armas no carro, tem nacionalidade francesa e foi identificado como Mohamed R.
A polícia belga informou que um carro tentou entrar nesta 5.ª feira, 23 de março, numa rua comercial em Antuérpia, a grande velocidade. Uma pessoa de nacionalidade francesa foi detida e na viatura foram encontradas várias armas.
O carro – um Citroen – conduzido pelo suspeito foi parado por intervenção militar no parque do cais Saint-Michel na zona portuária de Antuérpia, tendo a polícia anunciado a detenção do condutor, identificado como Mohamed R, “um homem de origem norte-africana que vestia um camuflado”, de nacionalidade e residência francesas.
No porta-bagagens foram encontradas armas brancas e uma espingarda.
Segundo a imprensa belga, a polícia escusou-se a dar mais detalhes sobre o caso, que aconteceu às 11h00 (10:00 em Lisboa), tendo o condutor entrado na principal rua pedonal de Antuérpia, a Meir.
De acordo com a BBC, Serge Muyters, chefe da Polícia afirmou que o carro, de matrícula francesa, foi identificado por volta das 11h locais e que a polícia tentou logo deter o veículo, que acabou, contudo, por ultrapassar as forças policiais e ultrapassar um sinal vermelho em direção ao porto [de Antuérpia]. “As pessoas saltaram para o lado”, de modo a evitar o automóvel disse o chefe da polícia de Antuérpia, Serge Muyters.
O incidente não provocou quaisquer feridos.
O chefe da polícia referiu ainda que as forças de segurança foram contactadas e que imediatamente enviaram uma equipa de resposta rápida, que acabou por interceptar o veículo e o condutor.
Esta aparente tentativa de ataque em Antuérpia surge um dia depois do ataque em Westminster, no centro de Londres, em que um condutor atropelou várias pessoas e depois esfaqueou um agente da autoridade, que acabaria por falecer.
Sapo