Matilde regressa amanhã ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, para iniciar os corticóides que a vão preparar para a receber o medicamento inovador.
A bebé Matilde, criança que foi diagnosticada com a forma mais grave de atrofia muscular espinal, vai receber na terça-feira o medicamento inovador cuja utilização apenas está aprovada nos Estados Unidos.
De acordo com informação publicada pelos pais na rede social, Matilderegressa esta segunda-feira ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, para iniciar os corticóides que a vão preparar para tomar o medicamento inovador.
“Entramos em contagem decrescente”, escrevem os pais no Facebook.
No final de Julho os pais já tinham anunciado que a bebé iniciaria o tratamento no dia 27 deste mês.
A menina nasceu no dia 12 de abril e foi-lhe diagnosticada atrofia muscular espinhal de tipo I. Esta doença é caracterizada pela degeneração e perda de neurónios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular e atrofia e levando a insuficiência respiratória.
O Zolgensma – o medicamento mais caro do mundo – custa cerca de 1,9 milhões de euros ainda só está disponível nos EUA. Depois de divulgado o caso da bebé, os portugueses juntaram-se numa onda solidária e conseguiram doar o valor necessário para ajudar a pagar o tratamento.
RR