Uma bebé de 11 meses morreu esta segunda-feira, no estado norte-americano da Florida, depois de ter sido deixada no carro dos pais, num dia em que as temperaturas subiram até aos 31 graus. A polícia local de Hialeah, citada pelo jornal Miami Herald, diz que não é claro quanto tempo a criança esteve no carro, mas que podem ter sido algumas horas.
A polícia recebeu o alerta por volta das 16.00 e a bebé foi levada para o hospital, onde acabou por morrer. Nem o nome da criança, nem o dos pais foi revelado.
Este é a oitava criança que morre fechada num carro este ano nos Estados Unidos, segundo dados do Departamento de Meteorologia e Clima da Universidade de San José, que monitoriza este tipo de acidentes. No ano passado foram 24 e, embora o número pareça alto, foi o ano com menos mortes desde que a instituição começou a compilar estatísticas – a média anual, desde 1998, é de 37.
Segundo a universidade norte-americana, a maior parte das mortes deve-se a esquecimentos por parte dos adultos e mais de metade das vítimas têm menos de dois anos. Num dia quente, de 31 graus, a temperatura dentro de um carro fechado ultrapassa os 55 graus em menos de meia hora.
A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) lembra que “deixar uma criança sozinha no carro é extremamente perigoso”. No verão, as temperaturas altas no interior do carro podem provocar desidratação, doença grave ou mesmo a morte, sobretudo em bebés.
Para evitar esquecimentos, a APSI aconselha que se deixe a mala ou carteira com a criança, no banco de trás, ou que se mantenha um objeto do bebé à frente, um brinquedo ou as fraldas, por exemplo.
Fonte: DN