Mais de 100 alunos assistiram à apresentação editorial de “Beatriz, a árvore feliz”, livro infanto-juvenil de autoria de Carmen Zita Ferreira, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 18 de Março. Na sessão da manhã, participaram os alunos dos 3º e 4º anos da Escola Básica de Cantanhede sul e a sessão da tarde, contou com a presença dos alunos dos 4º anos, do Centro Escolar de Cantanhede.
A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas (21 de Março) e o Dia Mundial da Água (22 de março), que se assinalam no Município de Cantanhede com a realização da Semana da Floresta 2019, através da qual se desenvolvem um conjunto de ações de educação ambiental, especialmente orientadas para crianças e jovens em idade escolar.
No decurso da sessão da tarde, a mesa de honra contou com a presença, para além da autora, de Catarina Amorim, técnica do Gabinete Técnico Florestal e de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, que se congratulou com “esta iniciativa que, se reveste do maior interesse para as gerações mais novas, conciliando a sensibilização para a importância da conservação das florestas com a promoção da leitura e do livro”, e elogiou a autora “pelo seu excelente trabalho na escrita, particularmente na literatura infantojuvenil e, sobretudo, pela sensibilidade ecológica demonstrada na obra até agora publicada”. O autarca fez questão, ainda, de enaltecer a escritora “pela qualidade dos seus livros, três dos quais recomendados pelo Plano Nacional da Leitura”.
No decurso de cada sessão, foi possível ouvir a história “Beatriz, a árvore feliz”, contada por três técnicas da Biblioteca Municipal, a que se seguiu uma pequena palestra sob a temática Árvores e Florestas, especialmente elaborada pelo Gabinete Técnico Florestal do Município e direcionada para as crianças presente. Após a breve conversa, procedeu-se à plantação de dois sobreiros no Parque de São Mateus, em Cantanhede.
Sobre Carmen Zita Ferreira
A autora Carmen Zita Ferreira nasceu em Ourém, em 1974. Licenciada Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, possui Pós-graduações no Ramo de Formação Educacional e em Cultura Portuguesa Contemporânea.
É Mestre em Ciências Documentais, na variante de Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com a Dissertação “Biblioterapia aplicada a idosos: um novo desafio para as bibliotecas públicas portuguesas” (2013).
Em 2010, estreou-se na Literatura Infantil e Juvenil, com o livro “O Bicho de sete cabeças – História de uma eleição democrática”, ilustrado por Sandra Serra e recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (para apoio a projetos relacionados com Cidadania). Publicou em 2004 o livro de poesia “Jogo de Espelhos” e em 2006, “Do mar grande e doutras águas”. Em 2013, editou o livro de poesia para a infância “Dois dedos de conversa”, ilustrado por Sara Cunha. Em 2015, editou o livro “O Pequeno Trevo vai à escola”, ilustrado por Bruno Gaspar e, em janeiro de 2016, o livro “O Morcego Bibliotecário, ilustrado por Paulo Galindro (também recomendado pelo PNL). Em 2017, Carmen Zita Ferreira editou o livro “Beatriz, a árvore feliz”, ilustrado por Hélder Barbosa.
Em 2018, participou na Antologia Poética “Os Direitos das Crianças”, que conta com capa do ilustrador João Vaz de Carvalho e com a participação de 18 poetas portugueses, galegos e brasileiros.