O Banco de Recursos Colmeia vai dinamizar, pela segunda vez, uma atividade de portas abertas a toda a comunidade. Será no dia 18 de abril, entre as 9h00 e as 19h00, visando estimular as pessoas a visitarem esta resposta social criada pela Câmara Municipal de Cantanhede, onde poderão oferecer alimentos não perecíveis e receber em troca roupa, calçado, brinquedos, etc).
A iniciativa surge na sequência da primeira edição realizada em Dezembro último, cujo balanço foi bastante positivo, o que levou os responsáveis a reeditarem a experiência com três objetivos: por um lado, dar a conhecer o espaço, o trabalho e os objetivos do Banco de Recursos Colmeia a todas as pessoas e não só aos beneficiários habituais; por outro lado, dar a todos os que se identificam com a sua causa a possibilidade de contribuírem com bens alimentares, destinados às famílias em situação de carência económica; finalmente, facultar ainda a oportunidade de partilha de bens a todas as pessoas que encarem o uso de produtos em segunda mão sem preconceitos.
De resto, reutilizar artigos usados é uma opção que tem vindo a ganhar expressão crescente, não apenas pelas vantagens económicas mas também porque contribui para diminuir o desperdício e, consequentemente, o impacto ambiental no planeta.
A funcionar desde 6 de janeiro de 2007, o Banco de Recursos é dinamizado por uma equipa de voluntários do Banco de Voluntariado de Cantanhede supervisionada pelo Serviço Municipal de Acão Social da Câmara Municipal, em articulação com as entidades que constituem a Rede Social.
Esta resposta social solidária tem abrangência concelhia e funciona como serviço de apoio imediato e direto na satisfação de necessidades básicas e secundárias de famílias e indivíduos sinalizados pela Rede Social do Concelho, através da entrega de produtos de várias tipologias (géneros alimentares, roupa, calçado, brinquedos, material didático, móveis, eletrodomésticos, entre outros), promovendo por essa via a melhoria das suas condições de vida.