Foi a 6 de janeiro que o Banco de Recursos Colmeia assinalou mais um aniversário desta que é uma das mais relevantes respostas sociais do Município de Cantanhede. Há 15 anos que presta ajuda solidária aos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade social, acontecimento que levou os responsáveis a assinalar a efeméride de um espaço que preza por prestar apoio aos que mais precisam.
Célia Simões, vereadora da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da ação social destacou “o trabalho social desenvolvido por este importantíssimo equipamento social ao longos destes 15 anos de existência” manifestando “enorme orgulho, pelo leque de propostas que oferece à comunidade, revelando-se uma verdadeira mais-valia. O Banco de Recursos fomenta também uma cadeia de solidariedade essencial entre a população que tem permitido resolver inúmeras situações de carência, e a cooperação entre entidades, faz desta iniciativa uma resposta social de grande alcance para fazer face às emergências sociais, designadamente nestes últimos dois anos em que a Covid-19 tem assolado todo o mundo”.
A autarca salientou “o esforço da Câmara Municipal, que perante as dificuldades sociais crescentes colocadas pela crise pandémica, teve coragem para efetuar um reforço dos recursos humanos no Colmeia” congratulando-se “pelo excelente trabalho realizado pelas técnicas que aí se encontram”. Célia Simões que aproveitou ainda para elogiar “o empenho e dedicação do grupo de voluntários, que, ao longo dos anos, tem prestado um apoio inexcedível, e mesmo durante este período de pandemia que nos encontramos, nunca deixou de estar presente e ajudar. Numa altura em que as sociedades são cada vez mais marcadas pelo individualismo, pela competição, por interesses, o voluntariado continua a ser um sinal anunciador de um futuro de esperança. Um grande bem-haja para todos”, concluiu.
Esta resposta social solidária tem abrangência concelhia e funciona como serviço de apoio imediato e direto na satisfação de necessidades básicas e secundárias de famílias e indivíduos sinalizados pela Rede Social do Concelho, através da entrega de produtos de várias tipologias (roupa, géneros alimentares, calçado, brinquedos, material didático, móveis, eletrodomésticos, entre outros), promovendo por essa via a melhoria das suas condições de vida.
Do acordo com as pretensões das entidades envolvidas, e sob o lema: Ajude a Ajudar!…o equipamento social Banco de Recursos Colmeia é um espaço de dar e receber que tem vindo a consolidar a sua ação, funciona como fator de mobilização dos cidadãos e de empresas/instituições na recolha de bens, numa função de grande alcance social que encerra também preocupações de sustentabilidade e preservação ambiental, através do combate ao desperdício, da reciclagem e reaproveitamento de produtos e equipamentos, fomentando a economia circular.
De forma a fazer face às crescentes necessidades inerentes ao surto viral de Covid-19 e de modo a dar uma resposta adequada ao aumento significativo de famílias em situação de vulnerabilidade social, a Câmara Municipal efetuou um importante reforço de recursos humanos, a que se junta o apoio fundamental de um grupo de voluntários, garantindo assim uma resposta apropriada e personalizada a todos os que recorrem a este apoio social. Recorde-se que a dinamização do Banco de Recursos contou, desde a sua criação e até março de 2020, com o apoio de uma equipa de voluntários do Banco de Voluntariado de Cantanhede supervisionada pela Divisão de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, em articulação com entidades que constituem a Rede Social.
A funcionar desde 6 de janeiro de 2007, o Banco de Recursos gerou já um fluxo de 1.297.305 bens doados por pessoas, instituições e empresas, campanhas de solidariedade, em benefício de cerca de 840 famílias, num total de mais de duas mil e novecentas pessoas.
Banco de Leite completou nove anos de atividade
Uma das mais-valias do Banco de Recursos Colmeia é o Banco de Leite, iniciativa do Lions Clube de Cantanhede, lançada a 7 de janeiro de 2013, em parceria com a Câmara Municipal e as entidades parceiras do Conselho Local de Ação Social de Cantanhede, e os padrinhos, a qual faculta às crianças dos 0 aos 6 anos oriundas de famílias vulneráveis o leite essencial à sua alimentação, recorrendo para o efeito ao apadrinhamento, bem como a dádivas da comunidade.
Esta resposta social funciona segundo um modelo em que pessoas e entidades concelhias apadrinham uma criança, designadamente cidadãos, farmácias, empresas e instituições financeiras, assumindo o custo do leite, equivalente às entregas de um ano e que é entregue mensalmente às famílias.
A Divisão de Ação Social e Saúde colabora diretamente através da execução dos tramites administrativos e de seleção das famílias beneficiárias, numa lógica de rentabilização dos recursos, e assegura a gestão do processo e a distribuição do leite, através do Banco de Recursos Colmeia, nos termos de um protocolo celebrado para o efeito.
O Banco de Leite é um projeto alocado ao Equipamento Municipal Banco de Recursos Colmeia, e em conjunto as duas entidades pretendem disseminar e potenciar o envolvimento das entidades, públicas e privadas, da sociedade civil e das empresas na recolha do leite. Assim como, contribuir para um aumento da qualidade de vida das crianças em situação de maior vulnerabilidade social.