Um baleia deu à costa esta quinta-feira, na praia de Seilebost, no Reino Unido, com uma bola de lixo com redes de pesca, cordas, copos de plástico, mochilas e correias.
Os membros da Scottish Marine Animal Stranding Scheme, uma organização que investiga mortes de baleias e golfinhos, dissecaram o corpo da baleia para tentar perceber qual a causa da sua morte.
Na sua página do Facebook, a organização colocou um comunicado onde declara que “o animal não se encontrava em más condições, embora seja plausível que a quantidade de lixo tenha contribuído para a sua morte. Contudo não encontrámos evidências de que o lixo tenha afetado ou obstruído os seus intestinos.”
“A quantidade de plástico que estava no estômago era enorme e isso deve ter comprometido a digestão, e esta morte serve para mostrar os perigos que a poluição marítima tem e aquilo que ela pode causar na vida marítima”.
O animal foi enterrado na praia onde foi encontrado pela guarda-costeira e pelos trabalhadores do Western Isles Council, que também ajudaram a examinar o corpo da baleia.
Segundo os dados da Scottish Marine Animal Stranding Scheme, os número de baleias e golfinhos que dão à costa sem vida tem aumentado nos últimos anos. Em 2004 foram reportados 204 casos e em 2018 o número aumentou para 930 casos.