Balanço final das comemorações dos 40 anos do Movimento Juventude Cristã de Portomar

Foi com actividades de índole Cristã, teatral, musical e, mesmo, desportivas que o Movimento Juventude Cristã de Portomar festejou os 40 anos de vida.
moveis-pascoa-2016
O fim de semana, completamente sobrecarregado de emoções fortes e que muito trabalho deu a preparar à direcção e demais ‘jovens’ que já passaram pelo Grupo, começou na Sexta-feira com uma reunião de reflexão sobre o tema: “40 Anos – a crise da meia idade (O Tempo, duas Parábolas, três Perguntas e uma Pequena Estória)”, motivada pelo Jorge Rua (orientador do Grupo), seguida de Ensaio Geral de Cânticos, incluindo, mais uma vez, uma nova música original, integralmente concebida por alguns elementos do grupo para o XL Aniversário.
O tempo passava a correr, mas logo no sábado de manhã era necessário preparar o cenário para uma peça bíblica a apresentar na Quinta da Lagoa, onde se viria a realizar o jantar comemorativo dos 40 Anos MJCP. No intervalo houve ainda espaço para a Reconciliação dos Jovens na Capela de Portomar, a inauguração de uma exposição que representa um pouco da história e de alguns núcleos importantes que o Grupo já abarcou no Museu Etnográfico da Praia de Mira (e que lá vai permanecer durante todo o mês de Novembro) e a Eucaristia de Acção de Graças, também na Capela de Portomar, presidida por um dos fundadores do Grupo: Pe. José Cunha, actualmente Pároco da Paróquia de Soure.
Já à noite, depois de jantar, o MJCP apresentou a peça “11 dias em 40 anos”, uma adaptação Bíblica de Fátima Mesquita (Orientadora do MJCP).
Dirigido à plateia, João F. Terrível, actual presidente da direcção do MJCP, começou por agradecer ao Sr. Padre José Cunha e ao Sr. Albino Petronilho por terem tido a motivação para fundar o Grupo há 40 anos atrás. Sublinhou ainda que “o que vimos aqui hoje não foi um trabalho de ontem e de hoje a preparar este palco, este cenário, estas mesas, ou esta peça que acabamos de apresentar. Mas também não é o resultado do último ano de preparação deste aniversário pela actual direcção e outros elementos motivadores do grupo! É um trabalho contínuo de há 40 anos para cá!! Este grupo reúne várias gerações, de tantas famílias da terra que acabaram por se juntar nesta grande noite. Assim, agradecemos ainda a todos os orientadores que já passaram pelo grupo mas quero ainda referir que por muita força de vontade que todos nós tenhamos, os jovens são o elemento essencial para que este sonho continue. Há ainda que agradecer publicamente ao Instituto Português do Desporto e Juventude que há alguns anos dá um suporte importantíssimo a esta Associação, à Junta de Freguesia de Mira e à Câmara Municipal de Mira que desde logo se mostraram disponíveis para colaborar com o Aniversário do Movimento. Agradecemos também a todo o staff do Museu e a toda a comunicação social que colaborou na divulgação do evento.”
Os presidentes das anteriores direcções do Movimento foram chamados ao palco para receberem uma pequena lembrança deste dia de festa, assim como o Pároco Pe. Jerónimo e o Sr. Albino Petronilho (fundador do Grupo e actual orientador).
Ainda antes de se cantarem os Parabéns, havia uma surpresa preparada: um grupo musical nascido no seio do Grupo de Jovens, quase com a mesma idade, subiria ao palco para apresentar alguns temas daquela altura para grande entusiasmo dos presentes. O “Conjunto Típico Costa de Prata” voltou aos ensaios e fez questão de fechar a noite com chave de ouro. Os jovens lançaram ainda ao céu 40 balões iluminados, um por cada ano de existência deste Grupo!
Domingo, foi novamente dia de o Grupo animar a Eucaristia na Capela de Portomar, tal como é comum fazê-lo no primeiro Domingo de cada mês. Mas o fim de semana não terminava ainda sem uma prova de orientação/peddy-paper em Portomar (organizado por elementos do NAP – Núcleo Aventura de Portomar – um dos núcleos extintos do grupo) destinada aos mais jovens, passando pelas várias sedes do Grupo, incluindo questões sobre a história recente do MJCP e, ainda, um pequeno convívio na sede para os mais resistentes.
Resta deixar novamente o convite a toda a comunidade para visitar a exposição patente no Museu Etnográfico da Praia de Mira, onde estará também diverso material disponível para venda, alusivo aos 40 anos do MJCP, tal como t-shirts, porta-chaves, etc.