Avião desliza na pista após falha no trem de aterragem

Um avião da British Airways sofreu, esta segunda-feira, uma aterragem violenta seguida de um pequeno incêndio, depois de ter ocorrido uma falha no trem de aterragem. O incidente com um avião que fazia a ligação entre a Cidade do Cabo e Joanesburgo, na África do Sul, não provocou feridos.

Tudo aconteceu no Aeroporto Internacional de Tampo, em Joanesburgo, na África do Sul. Um Boeing 737-400 da British Airways aterrou de emergência, depois do trem de aterragem traseiro ter partido.

Segundo Warren Mann, uma testemunha que falou ao “Traveller24“, tudo aconteceu de forma inesperada.

Ainda antes do avião tocar no solo, o piloto avisou os passageiros de que existia um problema com o trem de aterragem e de que iriam aterrar de emergência.

“Isso fez com que o avião batesse na pista em ângulo. Conseguíamos ver faíscas e a asa parecia totalmente partida”, contou Mann.

“Fomos recebidos pelos bombeiros e equipas de resgate que apagaram o fogo, e depois nós desembarcamos por uma escada de emergência.”

A bordo do avião que foi operado pela Comair, uma companhia aérea sul-africana, seguiam 94 passageiros e seis tripulantes. A companhia já garantiu que irá, durante os próximos dias, iniciar uma investigação para perceber o que se passou.

Um porta-voz da Comair disse esta manhã que ninguém sofreu ferimentos no incidente: “Podemos confirmar que todos os passageiros e tripulantes desembarcaram com segurança sem ferimentos relatados. Os passageiros foram levados para o edifício do terminal.”

O incidente provocou alguns atrasos de cerca de 30 minutos, pois foi necessário fechar a pista onde se encontra o avião, pelo menos até conseguirem deslocá-lo: “Por razões de segurança teremos de fechar essa pista”, disse o porta-voz da Airports Company.

Fonte JN