Avião da Força Aérea faz voo rasante em praia de Ílhavo

O avião estava numa missão de treino de fiscalização costeira e passou junto à praia da Costa Nova, em Ílhavo, levando a que várias pessoas partilhassem a sua surpresa nas redes sociais.

No Facebook, o utilizador Daniel Fernandes comentou tratar-se de “um voo muito estranho na Costa Nova” a “passar muito perto de quem estava na praia”, partilhando um vídeo com 25 segundos no qual dezenas de pessoas se levantam da areia e olham para Norte ao ouvir o aproximar de uma aeronave, que passa junto à costa. No final do vídeo é possível ouvir uma criança dizer “que fixe”.

https://www.facebook.com/daniel.fernandez.7967747/videos/10205456854735815/

Também no Twitter, algumas pessoas partilharam a surpresa de ver um avião tão próximo da praia.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, Rui Roque, confirmou que o avião no vídeo é “efetivamente uma aeronave P-3C Orion da Força Aérea Portuguesa que estava naquele momento a realizar uma missão de treino de fiscalização de atividade costeira”.

“Esse tipo de treino requer que se efetuem voos a baixa altitude porque só isso é que permite a identificação concreta e objetiva das embarcações que têm que fiscalizar. Sobretudo em situações de menor visibilidade como era o caso”, declarou Rui Roque.

O porta-voz da Força Aérea acrescentou que o voo realizou-se entre Ovar e Aveiro durante o final da manhã de hoje estando “os requisitos de segurança perfeitamente cumpridos”.

Sobre o voo em si, Rui Roque explicou que o avião identifica “embarcações que estão numa faina específica, são pequenas e estão muito perto da costa” – em concreto a menos de 450 metros – recolhe a informação, mas não chega a transmiti-la à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos por se tratar de um treino, algo que aconteceria se fosse uma missão real.

TSF

Foto: Daniel Fernandes