12.6.2024 –
Apesar dos danos visíveis no exterior do aparelho a pressurização dentro da aeronave em momento algum foi afetada, tendo o avião aterrado em segurança.
Um Airbus A320 da Austrian Airlines aterrou este domingo em Viena com a parte frontal com danos significativos devido a uma tempestade que atingiu o avião.
De acordo com a AFP, ao sobrevoar Itália, a aeronave que tinha partido de Palma de Maiorca enfrentou uma forte turbulência e foi atingida por uma grande tempestade de granizo que provocou fortes danos nas janelas do cockpit e partiu o “nariz” do avião.
A tripulação garante que a tempestade não era visível no radar meteorológico, contudo, a violência da precipitação foi tal que obrigou a um pedido de emergência.
Apesar dos danos visíveis no exterior do aparelho a pressurização dentro da aeronave em momento algum foi afetada, tendo o avião aterrado em segurança.
A bordo seguiam cerca de 173 passeiros e seis tripulantes, nenhum ficou ferido.
Nas redes sociais estão a ser partilhadas inúmeras imagens da aeronave nos momentos seguintes à aterragem. Nas fotografias é possível ver o interior do “nariz” do avião com parte da estrutura frontal em falta, bem como os vidros do cockpit completamente danificados.
A companhia aérea está a avaliar os danos causados, no entanto garante que a “prioridade máxima” sempre foi a segurança dos passageiros e da tripulação.
Nos últimos dias, a Áustria tem sido afetada por chuvas torrenciais que já provocaram graves inundações e dezenas de ocorrências. A previsão dos serviços meteorológicos austríacos é que as chuvas continuem pelo menos até esta quarta-feira à noite.
Verónica Moreira
Imagens: “X”