Aveiro valoriza o ofício dos engraxadores dos Arcos

No passado dia 25 de Fevereiro foram removidos os quiosques de engraxador existentes na Praça Joaquim Melo Freitas [Arcos], ficando assim a descoberto uma área da original calçada aveirense com o desenho que inclui a data de implementação (ano 1947), constituindo assim uma das calçadas mais antigas e características de Aveiro.

A CMA irá proceder à instalação de um novo ponto/cadeira de engraxador no mesmo local, bem como efetuar um conjunto de ações, tendo como principal objetivo a valorização da tradicional arte de engraxador, posicionando-a como uma atracão patrimonial e turística aveirense.

Das atividades previstas, destaca-se a realização de um workshop “Engraxadores – recuperar o brilho da profissão”. O encontro é aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia no Museu da Cidade e terá como finalidade a valorização da profissão e a formação de novos engraxadores.

O desenho da nova cadeira a instalar na zona dos Arcos está a ser desenvolvido por um arquiteto aveirense, de acordo com o desenho das primeiras cadeiras aí instaladas.

Este projeto insere-se no âmbito da qualificação do espaço público e de estratégia cultural e social de preservação e valorização de ofícios tradicionais. Serve, ainda, para homenagear os ícones urbanos e fazer ressurgir nos “Arcos” uma nova geração de engraxadores. Para mais informações, contactar o Museu da Cidade, através dos seguintes contactos/endereços: Tel. 234 406 485; email: [email protected]

Foto: terranova.pt

arcos