Aveiro associou-se à comemoração das Jornadas Europeias do Património, que este ano se subordinam ao tema “Património, sempre uma descoberta”, e que decorrem nos dias 26, 27 e 28 de Setembro.
O programa proposto pelo Museu da Cidade pressupõe a gratuitidade de todas as iniciativas de forma a incentivar a participação de toda a comunidade e a sensibilizá-la para a importância do seu património. Nesse sentido, todas as visitas-guiadas e as entradas no Museu da Cidade e no Museu Arte Nova serão gratuitas.
Do programa, desenvolvido em parceria com a ADERAV e o Grupo Poético de Aveiro, constam um conjunto de ações repartidas pelos 3 dias.
Assim, no dia 26 de Setembro, às 10:00 horas, e a pensar no público mais jovem [6 a 12 anos], o Museu da Cidade promove um atelier de puzzles alusivo ao edificado aveirense. A iniciativa decorre na sala de Serviços Educativos e está sujeita a marcação prévia para o e-mail: [email protected].
Mais tarde, às 18:00 horas, tem lugar a inauguração de uma instalação, no Museu da Cidade de Aveiro, pelo autor Jesus Baptista no âmbito do projeto ”Não fui eu, ideias e imagens.” A instalação consistirá de criação artística inspirada em edifícios e ruas de Aveiro, recriados a partir de desenho e outros materiais.
Para as 18:30 horas está marcada uma visita a um armazém de sal que permitirá observar o processo tradicional de carga e descarga de sal, bem como as técnicas de embalamento.
No dia 27 de Setembro, pelas 16:00 horas,está marcado o lançamento do número 14 da Revista Folhas Letras & Outros Ofícios no auditório do Museu da Cidade. Nesta ação organizada pelo Grupo Poético de Aveiro haverá ainda lugar a uma intervenção pública de leitura de poemas inserida no movimento “100 Mil Poetas pela mudança”. Cerca das 17:30 horas, tem lugar a iniciativa da ADERAV, designada Descoberta aérea da cidade de Aveiro: a paisagem do mar à serra, que decorrerá no terraço do Hotel Imperial. Às 18:00 horas, as ações que decorrerão na Praça Joaquim de Melo Freitas inserem-se no 21º Encontro Poético Luso-Espanhol 2014.
No último dia, 28 de Setembro, às 10:00 horas, acontece O que nos conta uma árvore” – a visão de uma bióloga, de um poeta e de um artista plástico, que contará com a participação de Rosa Pinho, Sérgio Azeredo e do artista plástico Jeremias Bandarra. Um evento promovido pelo Museu da Cidade, que terá lugar no Parque Municipal Infante D. Pedro.
Durante os 3 dias, entre as 10:00 e as 18:00 horas, o Museu da Cidade promoverá visitas-guiadas gratuitas, mediante marcação prévia, aos seus núcleos museológicos, bem como livre acesso ao Museu da Cidade e ao Museu Arte Nova.