A Câmara Municipal de Mealhada adquiriu a primeira viatura elétrica e vai instalar dois postos de carregamento público de viaturas elétricas.
A medida faz parte do Pacto de Autarcas 2030, do qual o município é signatário, que visa contribuir para a redução de emissões poluentes, através da redução de emissão de gases com efeito de estufa, bem como a redução do ruído em meio urbano. Visa ainda a substituição de frotas mais antigas, que representam maiores consumos e emissões poluentes, bem como a redução de custos diretos e indiretos.
O veículo adquirido (Renault Zoe com autonomia para 400 km) faz parte de uma candidatura ao “Programa de Incentivos para a Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões 2019”, do Fundo Ambiental, que, no caso de aprovação, merecerá um apoio de 2.250 euros. A viatura ficará afeta aos serviços das Águas Municipais.
A aquisição do veículo é acompanhada de outras iniciativas de promoção da Mobilidade Eléctrica, nomeadamente a colocação, ao dispor da comunidade, de dois postos de carregamento público de viaturas elétricas, que ficarão situados junto à Estação de Caminhos de Ferro da Mealhada.