Um professor morreu e pelo menos quatro pessoas ficaram feridas depois de um aluno ter entrado na escola com uma besta. O ataque aconteceu no Instituto Joan Fuster, no bairro de La Sagrera de Barcelona, de acordo com a imprensa espanhola.
O menor de 13 anos, suspeito dos ataques, já foi identificado pela polícia espanhola e está sob custódia dentro do centro escolar.
O ataque terá ocorrido cerca das 9:20 horas (hora local). No Instituto estão várias equipas do Sistema de Emergência Médicas e os feridos, três alunos e uma professora, apresentam ferimentos leves.
Segundo testemunhas, o menor invadiu o centro escolar, onde estudava, armado, cerca das 9:00 horas, uma hora depois do início das aulas, e dirigiu-se à sua turma, onde disparou a besta contra a professora de castelhano, após esta o ter repreendido pelo atraso. Depois, apunhalou a filha da professora, sua colega de turma, na perna. Ao ouvir os gritos, o professor da sala ao lado tentou impedir o ataque e o agressor disparou contra este, matando-o.
Segundo a Efe, depois de atacar a sua turma, o suspeito dirigiu-se para outra sala de aula, onde atacou um aluno com uma arma branca. Ao perceberem o que se estava a passar, os outros professores fecharam-se nas salas com os alunos.
Os alunos presentes na aula onde ocorreu o ataque estão a ser ouvidos como testemunhas. O suspeito está a ser tratado de acordo com os protocolos policiais para pessoas menores de idade que são inimputáveis, de acordo com a Lei do Menor.
O presidente da Câmara de Barcelona, Xavier Trias, deslocou-se de imediato ao Instituto, assim como a ministra da Educação, Irene Rigau.
Fonte TVI24