Matilde Gaspar, nadadora da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), bateu no passado fim de semana o recorde nacional absoluto dos 800 metros livres da classe S21.
Foi durante o Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto, tendo o novo máximo sido fixado nos 16:12.88. A jovem nadadora passa agora a ser detentora de dois recordes nacionais, uma vez que já lhe pertencia o dos 200 metros bruços, estabelecido em janeiro deste ano.
A APCC apresentou-se na competição, realizada no Complexo de Piscinas de Campanhã, com mais quatro atletas (Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Joel Pereira e Ruben Santos), participando num total de 20 provas e alcançando o 7.º lugar na classificação coletiva.
O VIII Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto decorreu nos dias 9 e 10 de abril, com a presença de 129 atletas (84 masculinos e 45 femininos) em representação de 17 clubes e instituições portugueses e dois espanhóis. A organização foi da Ágora Cultura e Desporto e da ANNP – Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com o Futebol Clube do Porto.
A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino.