ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DECORREM NAS ESCOLAS DO 1º CEB DOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA E LIMA DE FARIA

Na sequência do protocolo estabelecido entre o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e o Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, através da implementação pela equipa de coordenação das Atividades de Enriquecimento Curricular, tem vindo semanalmente a desenvolver o programa pedagógico previamente aprovado para as Escolas do 1º CEB daqueles Agrupamentos Escolares.

Estas atividades extracurriculares, nomeadamente Inglês, Atividades Lúdico-Expressivas (Plástica e Musical) Cidadania e Expressão Corporal e Artística, estão a ser lecionadas por docentes com habilitação para as áreas em questão, em colaboração com os professores titulares de turma, nas Escolas de Ançã, Bolho, Cadima, Cantanhede, Cantanhede Sul, Cordinhã, Murtede, Ourentã, Balsas, Corticeiro de Cima, Covões, Febres, Fontinha, São Caetano e Vilamar, abrangendo um total de 833 alunos. As AEC estão a realizar-se em cada estabelecimento escolar, entre as 15h00 e as 16h00 e entre as 16h30 e as 17h30, em cinco dias da semana.

A atividade de Expressão Corporal e Artística é lecionada por 15 técnicos. Este grupo propõe-se a facultar às crianças, vivências e hábitos na área em questão. As tarefas desenvolvidas passam por trabalho de agilidade e coordenação, velocidade, iniciação aos jogos desportivos coletivos e outras modalidades, privilegiando sempre a vertente artística.

Na atividade de Inglês, os 7 técnicos, através de tarefas lúdicas, proporcionam aos alunos para lá da iniciação e aprendizagem da língua inglesa, o desenvolvimento da consciência da identidade linguística e cultural, através do confronto com esta língua estrangeira e a cultura por ela veiculada.

O grupo de Atividades Lúdico-Expressivas, compostas pelas áreas de Expressão Musical e Expressão Plástica, é formado por 16 técnicos e tem como principal objetivo a articulação entre ambas, dando primazia à expressão através dos sons, dos ritmos e das melodias e ao conhecimento de habilidades básicas da linguagem musical, bem como à necessidade do desenvolvimento da criatividade e sentido estético das crianças. Para tal, foram desenvolvidas tarefas diversificadas, de carácter lúdico-expressivo, privilegiando a utilização de materiais recicláveis.

Transversal a todas as outras atividades, a Cidadania é lecionada no Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, por 3 técnicos da área de Inglês. Os temas abordados pretendem apelar à reflexão sobre os problemas sentidos por cada criança e pela sociedade que a rodeia nas mais diversas vertentes, nomeadamente educação para os direitos humanos, educação ambiental, educação rodoviária, educação financeira, entre outras.

cnt2