08.1.2024 –
Desde domingo que a temperatura tem arrefecido e parece que o frio veio para ficar nos próximos dias.
Este frio advém de uma bolsa de ar frio em altitude que vai afetar, principalmente, o norte de Portugal Continental, provocando assim uma mudança significativa no estado do tempo. De acordo com o IPMA, “o estado do tempo em Portugal continental tem sido influenciado por uma massa de ar com origem polar, que tem dado origem a temperaturas ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano”.
No entanto, “a partir da tarde de dia 9, uma bolsa de ar frio em altitude, com origem na região da Escandinávia, irá localizar-se no norte da Península Ibérica, resultando em nova descida da temperatura, em especial da mínima”, afirma o IPMA.
Segundo o modelo do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF, sigla em inglês), a bolsa de ar frio vai produzir a descida da temperatura na terça-feira, sendo que estas temperaturas vão perdurar nos dias 10 e 11 de janeiro. Com esta situação meteorológica à vista, para terça-feira, o ECMWF prevê temperaturas mínimas entre -5 e 3 ºC nos distritos do interior Norte e Centro (Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda e Castelo Branco), entre 3 e 6 ºC no interior Sul (Portalegre, Évora, Beja), litoral Norte e Centro (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria) e Santarém, e até 8 ºC em Lisboa, Setúbal e Faro.
Em comunicado, o IPMA prevê “a emissão de aviso de Tempo Frio a partir de dia 11 para os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu, que poderão ser eventualmente estendidos a outros distritos. Salienta-se ainda, que foi emitido aviso amarelo de Queda de Neve para as serras do extremo norte, acima de 600/800 metros de altitude, pelo impacto que poderá ter por acumulação, entre o final de dia 8 e a madrugada de dia 9”.
Madremedia