A Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP), no âmbito da implementação do Programa de Prevenção da Negligência, Abusos, Maus-Tratos e Discriminação, está a desenvolver um conjunto de ações e/ou medidas periódicas junto de todos/as os/as seus/suas profissionais, com o intuito de prevenir situações de negligência, abusos de direitos, maus-tratos e discriminação de crianças e jovens integradas/os nas diferentes respostas sociais da AFMP, seja por parte de colaboradores/as ou de outras pessoas e familiares significativos no acompanhamento da criança/jovem.
Com a implementação deste Programa de Prevenção, a Associação Fernão Mendes Pinto, pretende, através de sessões de formação interna, sensibilizar, capacitar, informar e implementar procedimentos, face a situações que venham a ser identificadas, salvaguardando a promoção da qualidade de vida das crianças e jovens, na defesa do seu superior interesse e dos seus direitos, como previsto na legislação internacional e nacional.
Todos/as os/as profissionais de entidades públicas ou equiparadas têm o dever de intervir na promoção dos direitos da criança e na sua proteção, i.e, são agentes privilegiados e, por força da lei, devem sinalizar e atuar preventivamente.
As sessões de formação tiveram início a 22 de Fevereiro de 2018 e vão ter o seu término a 22 de Junho deste ano. 65 colaboradores/as, divididos/as em cinco grupos, vão ser alvo de três sessões de formação interna deste Programa de Prevenção.
Recorde-se que a Associação Fernão Mendes Pinto associou-se à iniciativa “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância – Abril 2018”, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Montemor-o-Velho.