O jornal universitário “A Cabra” vai ser relançado em Novembro, quase dois anos depois da sua última publicação, informou o presidente da Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra (AAC).
Filipe Furtado disse à agência Lusa que a edição de um número especial de “A Cabra”, em Novembro, no âmbito de “uma campanha de promoção e divulgação” do projeto, assinalará o renascimento do quinzenário e a reativação dos trabalhos da Secção de Jornalismo da AAC.
A Secção de Jornalismo está a convidar “todos os interessados em colaborar” a participarem na “apresentação das linhas gerais deste recomeço”, no segundo andar do edifício da AAC.
“É preocupante e particularmente gravoso o desinteresse de grande parte dos estudantes de Jornalismo”, afirmou Filipe Furtado, que obteve esta licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).
Nas últimas semanas, “devido à falta de atividade” da Secção de Jornalismo, desde 2013, a direção tem procurado conquistar novos colaboradores, mantendo a sede aberta durante o dia.
“Já temos cerca de 15 pessoas interessadas em participar”, afirmou Filipe Furtado.
O envolvimento dos alunos das diferentes faculdades da Universidade de Coimbra nas atividades da secção “constitui uma oportunidade ótima para passarem por um processo de aprendizagem”, com particulares vantagens para os estudantes de Jornalismo da FLUC, acrescentou.
Face à escassez de voluntários, a Secção de Jornalismo aposta no imediato na edição “online” de “A Cabra”, devendo analisar posteriormente o que fazer com o jornal de papel.
Nas próximas eleições para os órgãos da AAC, ainda por marcar, deverá produzir “uma edição em papel mais reduzida”, para divulgar e discutir os diferentes projetos e candidatos em confronto.
No dia 03 de Dezembro, começa um curso de jornalismo, aberto a todos os membros da academia, que visa também a conquista de novos colaboradores para as atividades editoriais em torno de “A Cabra”.