Operação será realizada no quadro da Presidência da ASAE do Fórum das Inspeções de Segurança Alimentar e Atividades Económicas dos países da CPLP.
“A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realiza hoje, pela primeira vez, uma ação de fiscalização concertada e, em simultâneo com diversos países de língua oficial portuguesa, dirigida a estabelecimentos de restauração e bebidas inseridos em unidades hoteleiras”, indicou o regulador, através de comunicado enviado às redações.
Vão estar seis países diferentes envolvidos na operação de fiscalização, através de nove entidades: GIGC (Angola), ARFA e IGAE (de Cabo Verde), IGAC (Guiné Bissau) INAE (Moçambique), ASAE, IRAE e ARAE (Portugal Continental e Regiões Autónomas – Açores e Madeira) e AIFAESA (Timor-Leste).
O objetivo desta ação de fiscalização, sublinha a ASAE, é “verificar os requisitos gerais e específicos de higiene dos géneros alimentícios disponíveis em empreendimentos turísticos, tendo em consideração a legislação própria de cada um país participantes”.