Foi numa cerimónia simples, porém com enorme significado. Foram hoje hasteadas as Bandeiras Azuis nas Praias do Poço da Cruz e Praia de Mira.
Com excelente público, desde os mais pequenitos aos mais graúdos, a Bandeira Azul recebeu um tratamento digno por parte da população local e dos visitantes que vieram desfrutar do mar, da hospitalidade e da natureza do Concelho de Mira.
Entre as Bandeiras que representam o sucesso de se ter alcançado – mais uma vez – a excelência da zona balnear de Mira, também estavam (e lá estarão) as “Azulitas” – bandeiras feitas e hasteadas pelos diversos Jardins de Infância do Município. Esta é mais uma forma de chamar a atenção às gerações mais jovens, para a urgência de se defender o mar.
A lista dos Jardins de Infância foi a seguinte: Casa da Criança de Mira, Centro de Bem-Estar infantil do Seixo e Jardins de Infância dos Carapelhos, do Casal de São Tomé, da Barra de Mira, da Praia de Mira, da Lentisqueira, de Portomar e de Mira…
Usando da palavra, o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Dr Raul Almeida fez questão de assinalar que o ato “simboliza o reconhecimento do trabalho efetuado ao longo do ano, e simboliza – também – a qualidade das Praias do Concelho”, tendo ressaltado a importância do hasteamento da bandeira “Qualidade Ouro” atribuída pela Quercus.
A finalizar o seu discurso, Raul Almeida disse ser “muito importante a educação ambiental e os ensinamentos dos cuidados que devemos ter para com as praias”. Posto isso, garantiu que o seu executivo “tudo fará para manter o galardão” no próximo ano.
Presentes, estiveram também os atletas da seleção nacional de atletismo, que se encontram em estágio no concelho de Mira.
É bom que assim seja! Que a cada ano esteja ali a Bandeira que dá a conhecer às pessoas o muito trabalho que é feito para se atingir tal objetivo. Porque, por detrás de uma Bandeira Azul que tremula ao sabor do vento, existem as pessoas que pensam, as que idealizam e as que colocam “mãos à obra” para estar tudo de forma a condizer com os parâmetros exigidos. Nada é feito ao acaso. Não se trata de “hastear uma Bandeira”. Trata-se, isto sim, de cuidar do que é de cada um de nós no dia de hoje, para que as gerações vindouras possam continuar a usufruir, com o mesmo sentido de responsabilidade, do que a Natureza ofertou…
Aqui pode visualizar o video com o discurso do presidente da Câmara, Dr Raul Almeida:
https://www.youtube.com/watch?v=ESNUw52cnFE