26.9.2024 –
O Turismo é fundamental para a economia mirense. A propósito do Dia Mundial do Turismo, que decorre amanhã, dia 27 de Setembro, o Jornal Mira Online colocou duas questões ao Presidente da Câmara Municipal, Artur Fresco. Conheça, abaixo, as questões e suas respostas…
JMO – A Turismo Centro de Portugal irá realizar, no dia 27 de Setembro, uma série de atividades referentes ao Dia Mundial do Turismo. Entretanto, dentre os diversos municípios onde irão decorrer os eventos, não se encontra Mira, cujo Concelho é sobejamente conhecido por ter uma ligação umbilical com inúmeras áreas dessa indústria. Gostávamos de saber o porquê de Mira não estar incluída nesta programação?
AF – O Município de Mira mantém uma ótima relação com a Turismo Centro de Portugal (TCP). Nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, vários municípios entenderam organizar eventos e dinamizar as suas valências de diversas formas e Mira também o vai fazer. O dia 27 de setembro (bem como 28 e 29), será assinalado no nosso concelho com a realização da final do Campeonato da Europa de Aquabike. Estão inscritos 100 pilotos nas várias provas e espera-se uma enorme afluência de público por estes dias no excelente anfiteatro natural, que é a Barrinha da Praia de Mira. Esperam-se milhares de pessoas a assistir, onde as próprias comitivas oficiais dos vários países, os familiares e os amigos dos pilotos, por si só, são também, a garantia da presença de turistas estrangeiros no nosso território. Convém lembrar que a própria TCP apoia este evento.
JMO – Entretanto, de 27 a 29 de Setembro, a Praia de Mira receberá a final do Campeonato Europeu de Aquabike. Quais são as suas expectativas sobre esta prova? Este é, na sua opinião, “um filão” que deve continuar a ser explorado, no sentido de atrair público diferenciado à Praia e ao Concelho?
AF – Fechando o mês de setembro, após a organização da XXV Mostra Gastronómica e apoiando os Campeonatos Internacionais de Columbofilia, Mira é, no próximo fim de semana, o centro europeu da Aquabike, revelando-se um território procurado para várias modalidades, onde dinamizamos o comércio local, atraímos investimentos e mostramos a sua excelência como destino turístico. Desejamos que todos aproveitem, usufruam e se divirtam em mais um grande evento, onde mostramos o nosso imenso potencial e que eleva o nosso concelho noutra projeção internacional.