Artur Fresco: “Assumimos a gestão das Escolas e implementamos novidades para este ano letivo”

15/09/22-

O Jornal Mira Online conversou com o Vice-presidente da CM de Mira, Artur Fresco, que detém o pelouro da área da Educação, sobre o início do ano letivo que está a chegar, já que as apresentações acontecerão nesta sexta-feira, dia 16 de Setembro e as aulas terão início na segunda-feira, dia 19.

Admitindo que a “implementação do sistema de cartões, que tem um novo software pode causar algumas dúvidas de utilização, como tudo o que está na sua fase inicial”, Artur Fresco confessa ter alguma “expectativa, nos primeiros dias de uso”, mas, tem a certeza de que “rapidamente, tudo estará a ser utilizado de forma simples e sem problemas”.

Tendo, o Município, assumido, no dia 1 de Abril “as responsabilidades e competências na área escolar”, o autarca deixa claro que os novos cartões assumem “uma série de ações” que vão desde a entrada no recinto escolar até à escolha pelos próprios encarregados de educação, das ementas que os educandos terão à disposição para o almoço.

O Vice-presidente resume todo o processo de forma a ser facilmente entendível por parte de todos: “Se antes os encarregados de educação davam o dinheiro aos jovens para que estes o utilizassem no carregamento dos cartões, agora o sistema inverte-se, dando maiores garantias: serão os próprios encarregados de educação que terão de pré-carregar os cartões através do Multibanco, do MB Way ou do Pay Shop. Desta forma, os alunos não têm necessidade de ser portadores de dinheiro no recinto escolar, o que também contribuirá para a redução de ações de bullying”.

 Nesta nova plataforma de gestão dos Serviços de Apoio à Família, os pais/encarregados de educação “poderão escolher, por exemplo, os dias em que os jovens irão almoçar na escola e, dado que o processo tem uma larga abrangência temporal, também poderão escolher a ementa, dentro das ofertas existentes”. Mais ainda, se houver necessidade de ser feita uma desmarcação, “automaticamente haverá o reembolso do valor que acabou por não ser utilizado”.

 Transmitindo uma palavra de “tranquilidade à comunidade” Artur Fresco deixa claro que, “apesar de termos uma nova empresa a gerir a área alimentar na Escola Secundária, com grande experiência – EUREST – as equipas que irão trabalhar na cozinha são as mesmas que o fazem há bastante tempo e tudo isso conjugado, é o garante de que pais e encarregados de educação, também aqui, poderão estar descansados!”.

Garantindo que o Executivo camarário idealizou um “caderno de encargos para esta área bastante mais específico que o existente anteriormente”, Artur Fresco fez notar, quando questionado sobre “o sistema de controlo de toda esta nova estrutura” que está contratualizado o “envio de relatórios mensais por parte da Eurest, porém, nós próprios temos acesso a todo o processo a qualquer momento, visto que temos como aceder às informações que necessitarmos”. Aliás, aqui existe uma alteração em tudo o que existiu anteriormente: “Por ser em formato digital, também para os pais e encarregados de educação será muito mais fácil aceder aos dados relativos aos seus educandos. O registo de faltas, por exemplo, poderá ser visto e controlado (diariamente), se assim o entenderem, consultar e alterar dados seus ou dos seus educandos, marcar e desmarcar refeições, requisitar transporte escolar (3.º Ciclo e Secundário), obter dados referentes aos pagamentos (por ex. faturas) ou ainda consultar outras notificações enviadas pelos serviços do Municipio. Poderão ter as informações “on time” e, desta maneira, ter uma noção mais atempada de tudo. Estou certo que a implementação deste sistema permitirá melhorar a gestão do funcionamento e organização dos serviços prestados a toda a comunidade educativa.”

INTERVENÇÃO NA RUA ÓSCAR MOREIRA DA SILVA

Há, entretanto, uma última novidade à espera de grande parte da comunidade escolar mirense: A partir, já da próxima semana, a Rua Óscar Moreira da Silva será intervencionada “durante o período máximo de um ano”, o que indica que os alunos do segundo ciclo, do liceu e as crianças do Jardim de Infância, para além de todos os envolvidos no dia a dia daquelas instituições escolares, serão “afetados” embora tenham sido tomadas medidas que minimizem os transtornos, que são inevitáveis.

Estando de acordo que “em todo o trajeto haverá constrangimentos” o autarca realça que “tudo será feito faseadamente estando, porém, salvaguardada a segurança de todos” já que, parte da obra refere-se com “a garantia de segurança de quem por ali passar!”. As entradas e saídas estarão devidamente protegidas e sinalizadas, para que, pouco depois do final do ano letivo 2022/2023, estando encerrada a obra, a zona tenha um aspeto mais bonito e uma segurança, para todos, ainda maior que a atual.

Jornal Mira ONline