Artur Fresco admite: “Nunca pensei que pudéssemos voltar a fazer a Feira de Velharias em Maio”

A Junta de Freguesia de Mira anunciou a reabertura da Feira de Velharias, Antiguidades e Artesanato, que acontecerá  já, no próximo sábado, dia 30 de Maio… uma data “inesperada” até para o autarca!

Jornal Mira Online entrevistou o Presidente da Junta de Freguesia de Mira, Artur Fresco para procurar saber das suas expectativas no que se refere à reabertura daquela que é uma das feiras do Concelho. Diferente das outras pela sua própria concepção, a Feira de Velharias, Antiguidades e Artesanato completa neste mês de Maio o seu sexto ano de existência, mas não terá direito a nenhuma festa, já que “os tempos não estão para estas coisas” como diz Artur Fresco.

Prometendo celebrar o sétimo aniversário em 2021 pois, “acredito que estaremos numa outra situação por esta altura”, o líder e todo o Executivo da Freguesia de Mira acabaram por aceder “a inúmeros pedidos de feirantes” para que já neste final de Maio, estivessem reunidas as condições para a sua realização, uma vez que “primeiro o governo e depois a Câmara Municipal entenderam por bem, começar o desconfinamento”.

Artur Fresco lembra as “muitas reuniões existentes com as autoridades municipais no sentido de se acompanhar a par e passo, a evolução da situação da pandemia no Concelho”. “Numa destas reuniões” – continua – “chegou-se à conclusão de que as feiras poderiam recomeçar… sempre com as devidas condições de conduta, a serem respeitadas”.

Tendo sido contactados os feirantes mais assíduos e que reúnam as condições para estarem presentes, “todos perceberam a importância das medidas que tomamos e que cumpriremos no próprio dia, no sentido de haver a proteção natural de todos os intervenientes: feirantes e pessoas interessadas em ver e comprar…”

O Presidente da Junta encontra-se, neste momento, “na expectativa” de que tudo corra dentro da normalidade, porém, como é sua forma de ser e estar, “com um certo resguardo, uma vez que – todos sabemos – é bom que haja movimento, mas não desejamos – de forma alguma – que haja um retrocesso!”. Por isso, quando questionado pela reportagem sobre uma eventual Feira em Junho e, consequentemente, as seguintes, o autarca foi cauteloso: “Vamos ver… tudo dependerá do que se passar neste sábado, de como todos irão reagir”.

“Temos fé que tudo irá correr como desejamos” finaliza Artur Fresco, “mas, também temos os pés bem assentes no chão para não nos esquecermos de tudo aquilo que até bem pouco tempo, passamos…”

Francisco Ferra / Jornal Mira Online

ESTAS SÃO AS CONDIÇÕES PARA AS PRESENÇAS NA FEIRA DESTE SÁBADO, 30 DE MAIO:

 

EXPOSITORES:

  • É obrigatório o uso de máscara de proteção.
  • É obrigatório disponibilizar álcool gel em cada banca de venda.
  • Não são permitidas novas inscrições.
  • As bancas devem estar separadas entre si com um mínimo de 3 metros, pelo que a área disponível para cada expositor deverá ser reduzida.
  • É aconselhável o uso de viseira.

VISITANTES:

  • Cumprir as regras definidas pela Direção Geral de Saúde.