ANTES DE MAIS NADA, UMA PEQUENA NOTA INTRODUTÓRIA:
O JORNAL MIRA ONLINE, a cumprir a sua função de informar – com imparcialidade – os cidadãos do Concelho de Mira (e não só!), inicia aqui, pequenas entrevistas, cujo objetivo é dar a conhecer o que se fez, faz, ou se espera fazer, pelos autarcas.
Queremos, desta forma, trazer às populações, uma maior proximidade com aqueles que elegeram para tomar conta dos destinos de suas terras.
Achamos que esta é uma forma democrática e justa de se fazer jornalismo: com isenção, desligada de quezílias partidárias, com “olhos postos” somente no bem de toda a comunidade!
Nossa linha editorial segue uma forma de atuação: fugir às tentações, cumprindo nossa obrigação de difundir notícias, denunciar erros e prestar um VERDADEIRO serviço público. Pois… mais do que os nomes dos políticos, mais que as siglas dos partidos políticos… o que importa mesmo, são as políticas praticadas pelo bem comum!
A PRIMEIRA ENTREVISTA foi feita com Artur Fresco, eleito Presidente da Junta de Freguesia de Mira, nas últimas eleições.
Este jovem autarca, nascido na Lagoa de Mira em 1965, e residente em Portomar desde os 3 anos, é licenciado em Formação Musical, em Coimbra. Seu instrumento de eleição, e ao qual aprendeu a tocar desde cedo, é o Saxofone. Mas – hoje – a “música” da sua vida é bem outra!
Artur Fresco encontra-se há 6 meses à frente da Junta de Freguesia, depois de ter passado 4 anos na Assembleia Municipal. Talvez tenha sido este o motivo pelo qual aceitou o convite de concorrer, já conhecia um pouco, a dinâmica da autarquia, o que se revela certamente positivo na sua atuação no posto que agora exerce.
Apesar dos contratempos que o cargo exige – menos disponibilidade para estar com a família, por exemplo – Artur Fresco diz que tem valido a pena o que tem feito.
Obviamente, como nada é totalmente como desejamos, governar uma Junta que equivale a 60% do território do Concelho, implica adaptar-se à real dimensão dos problemas e dos obstáculos que lhe aparecem pela frente!
Isto implica perceber que existem muitas pessoas que têm consciência de que não se pode fazer tudo de uma só vez. Outras… bem, há sempre aqueles que não percebem que não se pode fazer milagres, com tão poucos funcionários para tantos trabalhos, e ainda – para piorar a situação, que já é alarmante por natureza – também há as “baixas” médicas, que vão “baixando” ainda mais as parcas capacidades de resoluções dos problemas mais emergentes e já programados.
A única solução é usar a criatividade: contratar POC´s, mesmo que isto implique mais gastos com pessoal e máquinas. Sempre é uma forma de lutar contra a falta de mão-de-obra, e poder atender atempadamente às necessidades…
Mesmo assim, garante, Artur Fresco, muita coisa que foi prometida na campanha eleitoral já foi cumprida, de forma total ou parcial. Muito há ainda por fazer, mas o objetivo dele é cumpri-las todas dentro do prazo…
Quando perguntamos sobre as “finanças” da Junta e sobre o papel da oposição neste seu mandato, não deixamos de ter duas gratas surpresas: o Presidente afirma que as Finanças vão de boa saúde, já que o executivo anterior deixou saldo positivo, e – agregando os subsídios que a Junta de Freguesia recebe, acaba-se por ter as contas equilibradas; Quanto ao diálogo existente entre seu Executivo e a oposição, tem sido muito profícuo! Os três partidos que compõem o atual quadro (PSD, PS e MAR) vão conseguindo “levar o barco a bom porto”, com sugestões, críticas construtivas e ideias que visam melhorar as condições agora existentes.
Todos têm consciência que não se pode fazer muito mais, mas tudo o que se tem feito, é em prol da melhoria de qualidade de vida dos cidadãos residentes no território que a Junta de Freguesia rege.
NOVA INICIATIVA:
Artur Fresco aproveitou ainda, para dar a conhecer uma próxima iniciativa da “sua” Junta (e um bom exemplo de como se pode “vitalizar” o território): a partir do próximo dia 24 de Maio, será realizada a “FEIRA DE VELHARIAS E ANTIGUIDADES DE MIRA”.
Esta Feira acontecerá no QUARTO SÁBADO de cada mês (exceto em Julho), e acontecerá na praça principal de Mira. Os horários serão estes: no horário de verão, acontecerá entre as 09:00 e as 18:00 horas; no horário de inverno, ocorrerá entre as 09:00 e as 17:00 horas
Parece não haver dúvidas de que, quando há vontade, disponibilidade e empenho, as coisas podem “andar para a frente”. A Junta de Freguesia de Mira é um exemplo disto: mesmo com todos os obstáculos (dos mais pequenos aos gigantescos, como foi o último inverno), há sempre pessoas dispostas, em conjunto com outras entidades, a mudar o rumo das coisas. Sem baixar os braços. Sem cruzar os braços…
Nem sempre se acerta, mas a verdade é uma só: mais vale tentar, errar, aprender, e corrigir os erros, que somente aponta-los, sem dar respostas às situações.