O diploma para a trasladação dos restos mortais do futebolista Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional foi hoje votado e aprovado pelos deputados, após concluído o debate quinzenal com o primeiro-ministro.
Todos os grupos parlamentares (PSD, CDS, PS, PCP, BE e ‘Os Verdes’) foram unânimes em conceder honras de Panteãoao Eusébio, falecido há cerca de um ano, aprovando a resolução conjunta na Assembleia da República.
“Conceder honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira, homenageando o símbolo nacional, o homem solidário o futebolista e o desportista excecional, evocando o seu estatuto de verdadeiro marco na divulgação e na globalização da imagem e da importância de Portugal no Mundo”, lê-se no documento.
O texto prevê a constituição de “um grupo de trabalho, composto por representantes de cada grupo parlamentar com a incumbência de determinar a data, definir e orientar o programa da trasladação, em articulação com as entidades públicas e demais instituições envolvidas, bem como os seus familiares próximos”.
Fonte: Lusa