13.7.2024 –
A APPACDM Coimbra estabeleceu um acordo com a ÂNIMAS – Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social. O acordo proporciona sessões quinzenais de terapia assistida por animais com grupos de seis clientes, que começaram em fevereiro último e não têm data para terminar devido ao sucesso que estão a registar.
Os destinatários desta terapia são pessoas com graus de deficiência mais graves, algumas não verbais, o que torna os benefícios conseguidos, ao interagirem com a cadela Luz, ainda mais relevantes. Nomeadamente, a nível emocional, cognitivo, motriz, de relacionamento interpessoal e humano/animal. Inclusive, nos casos de cinofobia, as sessões funcionam muitas vezes como um desbloqueador do receio perante canídeos.
As sessões são orientadas por Sílvia Peça, psicóloga da ÂNIMAS, que durante cerca de um ano treinou a cadela Luz, tendo descoberto, durante o processo, que a mesma é surda. Sílvia Peça treinou principalmente a sociabilização da Luz, a tolerância e a capacidade de não reagir a estímulos. A escolha de uma cadela Labrador Retriever deve-se ao facto de ser uma raça tranquila, tolerante e que gosta da interação com pessoas.
A Luz usa um colete, o que a ajuda a perceber que se encontra em “modo de trabalho”. Num dos exercícios propostos, os clientes do grupo, apoiados por auxiliares da APPACDM Coimbra, têm de retirar uma ou mais bolas do dorso da Luz e colocá-las num cesto. A seguir é necessário retirar do cesto e recolocar na Luz. Nota-se a satisfação dos clientes quando concluem as tarefas e ainda mais quando dão um biscoito de agradecimento à Luz.
Estamos muito satisfeitos com esta parceria, pelos benefícios que proporciona aos nossos clientes com deficiência mais profunda”, avalia Helena Albuquerque, presidente da APPACDM Coimbra. “As vantagens são mais vastas, mas saliento a diminuição do stress, ansiedade e depressão, bem como a melhoria do humor e do sentimento de bem-estar destas pessoas”, destaca a presidente da APPACDM Coimbra, para quem é importante a instituição “estar sempre recetiva e desperta para formas diferentes e inovadoras de melhorar a condição dos clientes e, consequentemente, prestar um melhor serviço”.