Apoio do Governo à contratação entra amanhã em vigor e vai abranger 25 mil jovens: conheça as condições (como o salário mínimo de 1.330 euros)

30.6.2023 –

Entra amanhã em vigor o programa de apoio à contratação jovem “Avançar”, uma iniciativa do Governo português que tem como objetivo chegar a 25 mil jovens qualificados, com contrato permanente. A bolsa é atribuída pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O anúncio feito pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, deu a conhecer em março um programa de apoio às empresas que pressupõe que o jovem profissional tenha um contrato permanente e o salário um valor mínimo de 1.330 euros, sendo ainda atribuída uma bolsa de 150 euros que é “paga diretamente ao jovem”.

Assim, as empresas que contratem jovens sem termo podem receber um financiamento de entre 8.647,74 euros e 12.395 euros (no caso de contratação de jovens com deficiência), acrescidos de descontos às contribuições.

Estão abrangidos por este programa jovens até aos 25 anos de idades, com formação pós-secundária, licenciatura, mestrado ou doutoramento e que estejam inscritos no IEFP, desde que o ordenado bruto mensal seja igual ou superior a 1.330 euros, o que dá pelo menos 18.620 euros por ano.

De acordo com o Governo, este programa pretende mitigar a precaridade do emprego jovem e promover o trabalho digno, valorizado e emprego sustentado.

André Manuel Mendes/Executive Digest