O projeto europeu “SIM – Social Inclusion Marketing”, de que a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) é a entidade coordenadora, foi o melhor classificado na área de Educação de Adultos, no ranking de seleção da Ação-Chave Parcerias Estratégicas do programa Erasmus+ para o presente ano, recentemente divulgado.
Da responsabilidade da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, aquela lista elenca e classifica as candidaturas nacionais a apoios no âmbito daquele programa europeu, tendo o projeto da APCC obtido a melhor avaliação entre os 56 apresentados. Em análise estiveram propostas de outras instituições de solidariedade social, mas também de câmaras municipais, universidades, institutos politécnicos, escolas e outras entidades.
Neste projeto, ao qual foi atribuída uma subvenção de cerca de 170 mil euros, especialistas de duas disciplinas diferentes (marketing social e serviço social) irão cruzar conhecimentos, competências e perspetivas diferentes para encontrarem soluções inovadoras. Assim, duas organizações que trabalham com a área da deficiência irão propor desafios reais a duas universidades, para serem resolvidos utilizando técnicas de marketing social.
Serão desenvolvidas neste processo ferramentas pedagógicas de marketing social, integralmente adaptadas a profissionais do terceiro setor, correspondendo ao objetivo central do projeto de melhorar a inclusão de grupos desfavorecidos. Irão ser levadas a cabo diversas atividades envolvendo profissionais – tais como psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, mediadores de emprego, entre outros – mas também supervisores e diretores.
Além de aumentar as competências dos participantes e de capacitar as suas instituições no sentido de melhor combater a exclusão social e promover a qualidade de vida de grupos desfavorecidos, o projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” irá ainda introduzir no mercado as várias ferramentas pedagógicas desenvolvidas e contribuir para o estabelecimento das bases do primeiro curso de pós-graduação de marketing social na Europa.
São parceiros da APCC nesta iniciativa, que tem final previsto para agosto de 2021, a NARHU – Associação Nacional de Trabalhadores com Pessoas com Deficiência (Bulgária), a Universidade de Valência (Espanha) e a Universidade de Lugano (Suíça).
O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto, oferecendo oportunidades a estudantes e outras pessoas, mas também organizações e contando com um orçamento de 14 700 milhões de euros. No campo da Educação e Formação, visa desenvolver uma Europa do conhecimento, contribuir para a internacionalização e a excelência do ensino e formação e para alcançar os objetivos da Estratégia Europa 2020.