Ser campeão nacional não é fácil. Duas vezes, então, é competência a dobrar…
A Equipa Frescosport habituou os seus seguidores, desde há muito, a ver os irmãos Fresco a acelerar em força nas longas retas e a travar a fundo momentos antes das curvas, sempre de olhos postos na linha de chegada. Foi assim que, em 2017, atingiram o seu primeiro título nacional e onde, no curto e difícil campeonato de 2020, repitiram a proeza!
José Fresco falou à reportagem do Jornal Mira Online em nome dos dois pilotos e afirmou que “não foi nada fácil a “aprendizagem” deste ano “diferente”… corremos num contexto de pandemia que absorveu de todos os pilotos e equipas, bem mais que o normal. As provas foram marcadas e desmarcadas diversas vezes e não houve presença de público, o que tornou cada instante ainda mais diferente!”
Com provas concluídas no Algarve, em Braga, no Estoril e, finalmente, no mítico autódromo de Jerez, em Espanha, a equipa Frescosport acabou por ser tornar campeã nacional de “Group 1 Portugal” a bordo de um Ford Capri NK3 3.000 V6 com um total de oitenta e cinco pontos… vinte a mais que o segundo classificado, uma equipa do Porto, a bordo de um Jaguar XJSV12.
Mas, o piloto mirense faz questão de dividir os méritos bem mais que com o seu irmão, António Fresco. Ambos possuem experiência suficiente para saberem que tudo começa na base, desde os sponsors até os técnicos que, a cada treino, a cada volta, a cada corrida, garantem a fiabilidade de todo o material de manutenção da viatura, que vem de Inglaterra e, desta forma, são a certeza de que, a eles, fica apenas a parte visível de toda a estrutura.
“Os percalços mecânicos fazem parte do “jogo”, podemos assim dizer, mas é gratificante termos uma equipa técnica capaz, que tudo faz para que esses obstáculos possam ser suplantados no menor espaço de tempo possível… somos muito bem acessorados por nossos técnicos e bastante gratos, também, a quem nos ajuda , contribuindo de uma forma ou outra, para o nosso sucesso. Nossos patrocinadores dão-nos um grande orgulho ao acreditar em nós!”.
Dois mil e vinte já está quase a acabar e José e António têm grande esperança de que o ano novo traga, também na parte desportiva, melhores dias. “Estamos otimistas” garante, “e esperamos, quem sabe, alcançar o nosso terceiro campeonato já em 2021”.
Assim, a velha máxima que diz que não há duas sem três, dá a estes irmãos e sua equipa, um alento extra para a época vindoura. Muita luta dentro das pistas, muito trabalho nas boxes esperam por António e José Fresco, mas a fé que carregam neles próprios e que já lhes deu tantas alegrias, será renovada quando cjhegar a altura de reiniciar a caminhada. Por agora, é desfrutar das famílias, comemorar o título e alimentar a esperança em melhores dias “para todos nós” como diz José Fresco…
PREPARADORES: HBC, AUTOWORKS, PNEUSMIR e LUCAS OIL
SPONSORS: MIRA MUNICÍPIO, CRUBORG, EUROCOMPRAS, ZEISS, DEBAG, RICOTEL, MIRABELA, SÃO DOMINGOS e VERYVINIL
Jornal Mira Online / Francisco Ferra
Fotos: Facebook Frescosport